Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação

Sob Lula, custo de vida em São Paulo sobe 3,83%, diz Fecomercio

Resultado, no entanto, ficou abaixo de 2022, quando essa pressão no bolso dos consumidores aumentou 6,3%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No primeiro ano da gestão Lula, o custo de vida em São Paulo fechou com alta acumulada de 3,83%. A alta de 2023, no entanto, foi bem menor que a de 2022 (6,3%), último ano do mandato de Jair Bolsonaro.

"Apesar da melhora observada no cenário de inflação ao longo do ano passado, é preocupante o fato de os custos seguirem elevados, sobretudo no setor de transportes, uma vez que isso impacta todos os outros segmentos econômicos", diz a FecomercioSP, responsável pelo levantamento.

Placa mostra o valor da cebola em um supermercado
O preço dos alimentos foi componente importante para o encarecimento do custo de vida - Rahel Patrasso - 17.out.23/Xinhua

As maiores pressões sobre os custos vieram, segundo a entidade, de transportes (alta acumulada de 5,93%) e alimentos e bebidas (2,37%).

As famílias de menor renda mensal foram mais penalizadas. Entre as classes D e E, o aumento no custo de vida foi de 9,1% e 7,3%, respectivamente.

Nas classes A e B, as variações foram de 5,7% e 4,6%, respectivamente.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.