Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu recuperação judicial

Governo busca restringir recuperações judiciais do agro

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, tenta convencer Judiciário a baixar norma que limita poder de decisão de juízes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Advogados que representam grupos do agronegócio afirmam que o governo prejudica as empresas do setor ao tentar barrar uma concessão desenfreada de recuperações judiciais por juízes de primeira instância.

Segundo a Serasa Experian, os pedidos de recuperação judicial no agro cresceram 535% em 2023. Ao todo, foram registradas 127 solicitações.

Na semana passada, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, enviou ofício ao ministro Luis Felipe Salomão, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), pedindo que a lei seja aplicada na íntegra, retirando da recuperação as alienações fiduciárias, contratos decorrentes de atos cooperativos e CPRs (Cédulas de Produto Rural) com liquidação física –quando o produtor quita a dívida entregando parte da produção.

Retrato do Ministro Carlos Fávaro
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro - Gustavo Minas/Bloo

No ofício, Fávaro considera que a recuperação é um instrumento legítimo, que "não pode ser banalizado".

Para os advogados das empresas em dificuldade, essa é uma queda de braço antiga entre as empresas com dificuldades e o governo, que quer evitar um possível encarecimento do crédito rural e o desestímulo do financiamento da produção.

Ao analisar um pedido de recuperação, os juízes costumam adequar certos dispositivos da lei para permitir às empresas a capacidade de se reerguer das dívidas.

"O juiz pode dizer ‘se eu não colocar essa modalidade de contrato para dentro da recuperação, o empresário vai quebrar’. Sem isso, ele estaria violando o princípio da lei", afirma o advogado Hanna Mtanios Hanna.

O governo afirma que quer propor iniciativas de modernização do crédito rural e ajudar na gestão de riscos do produtor. O tema foi discutido entre Fávaro, o ministro Luis Felipe Salomão e o advogado-geral da União, Jorge Messias.

Para Miguel Cançado, que atua como administrador judicial de empresas em processo de falência, o governo pretende convencer o CNJ a estabelecer regras fora de sua competência para retirar dos juízes o poder de decisão.

"É o juiz que tem de saber, na perspectiva da aplicação da lei, o que deve ou não ser limitado. É um exagero incontido levar ao CNJ uma matéria que, a meu juízo, sequer é matéria da competência daquele conselho", afirma Cançado. Para ele, cabe ao Congresso qualquer mudança na lei.

Consultado, o Ministério da Agricultura não respondeu.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.