Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu indústria tecnologia

BNDES financia plano de investimento da Intelbras

Com juros baixos, grupo brasileiro de segurança e automação obteve R$ 200 milhões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O BNDES anuncia, nesta terça (12), que vai financiar o plano de inovação da Intelbras, empresa de capital aberto que desenvolve soluções para residências inteligentes e de sistemas de segurança.

O crédito de R$ 200 milhões se enquadra na linha BNDES Mais Inovação, cujo custo financeiro é baseado em TR (Taxa Referencial), cerca de 2% ao ano. O projeto está alinhado com a política industrial brasileira que tem metas definidas até 2033.

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES - Mauro Pimentel - 07.dez.23/AFP

"A neoindustrialização do Brasil é uma diretriz fundamental do governo Lula e, para isso, a atuação do Estado, a partir de uma relação colaborativa com complementar com o mercado, é indispensável", diz Aloizio Mercadante, presidente do BNDES.

O apoio do banco visa ampliar a competividade da empresa em produtos eletrônicos e acelerar a adoção de tecnologias para geração de energia limpa.

Para José Luís Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, o investimento em inovação é a oportunidade que as empresas brasileiras têm para desenvolver tecnologias que hoje são indispensáveis e que vão ditar as regras no futuro, como a inteligência artificial.

"Com o Plano Mais Produção, liderado pelo vice-presidente [Geraldo] Alckmin, estamos fortalecendo o setor produtivo nesse segmento, além de contribuir para que o país tenha uma indústria mais verde, mais produtiva e mais competitiva", disse.

O projeto também contempla soluções de segurança pública e corporativa integrando plataformas de inteligência artificial.

Um exemplo são as câmeras de segurança que captam imagens de pessoas suspeitas, que, interligadas com bases de dados, identificam se estes são procurados e avisam à polícia.

A Intelbras foi fundada em 1976, produzindo telefones convencionais e centrais telefônicas de pequeno porte. Atualmente, a empresa desenvolve, fabrica e comercializa mais de 2.100 produtos voltados aos segmentos de segurança eletrônica, comunicação, redes e energia.

Por meio de seus distribuidores e revendedores, a companhia está presente em cerca de 98% dos municípios brasileiros com potencial de consumo de eletroeletrônicos. Em fevereiro de 2021, as ações da Intelbras passaram a ser negociadas na B3.

Com aproximadamente 5 mil colaboradores, a empresa conta com seis unidades em todo o país, sendo duas delas localizadas no município de São José (SC), incluindo a matriz, e as demais nos municípios de Santa Rita do Sapucaí (MG), Manaus (AM), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Tubarão (SC), além de exportar para diversos países da América Latina.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.