Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Deputada quer proibir benefícios públicos a golpistas

Projeto de Maria do Rosário (PT-RS) propõe punição a participantes e financiadores de atos antidemocráticos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) protocolou um projeto de lei para proibir a concessão de benefícios públicos para quem participou ou financiou atos democráticos.

Pelo texto, pessoas não poderiam, por exemplo, aderir ao serviço público. Empresas seriam vetadas em programas de incentivos fiscais ou financeiros e também ficariam impedidas de disputar licitações por uma década.

Golpistas invadem a praça dos Três Poderes durante ataques do 8 de janeiro
Golpistas invadem a praça dos Três Poderes durante ataques do 8 de janeiro - Gabriela Biló - 08.jan.23/Folhapress

Para a deputada, não faz sentido que o Estado ajude pessoas que tentaram minar a democracia. Rosário considera que a medida desestimulará os ataques como os de 8 de janeiro.

"É fundamental que sejam adotadas medidas para evitar que os responsáveis por esses atos, paradoxalmente, busquem se beneficiar do regime constitucional que tentam destruir", diz a deputada.

A congressista também enquadra no projeto de lei pessoas que impeçam o livre e "pacífico exercício de manifestação de partidos políticos, de movimentos sociais, de sindicatos, órgãos de classe ou demais grupos políticos, associativos, étnicos, raciais, culturais ou religiosos".

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.