Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Governo Lula

Auditores criticam esvaziamento da Fazenda em alíquotas de importação

Pró taxa das blusinhas, Sindifisco vê problemas em Congresso passar a definir imposto do regime simplificado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Sindifisco (Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal) defendeu o imposto das blusinhas sancionado nesta quinta (27) pelo presidente Lula, mas criticou o esvaziamento do Ministério da Fazenda e da Receita Federal que, com a nova lei, deixam de definir as alíquotas de importação do regime de tributação simplificada.

"Ela altera uma prerrogativa concedida ao poder Executivo, trazendo para o Legislativo essa competência [de definir as alíquotas]", disse Isac Falcão, presidente do Sindifisco.

Fachada do prédio da Superintendência da Receita Federal, em Brasília (DF)
Antonio Molina - 12.ago.22/Folhapress

"Atualmente, essas alíquotas estão definidas na Portaria MF 156/1999. Tal mudança causa estranheza, pois impede que a Receita Federal e o Ministério da Fazenda realizem futuras alterações nesses percentuais."

Apesar disso, para os auditores, a taxa de 20% nas importações de até US$ 50 equaliza a concorrência no país.

"A mudança diminui o desequilíbrio entre as obrigações tributárias da indústria nacional e do varejo estrangeiro online", disse Falcão.

"A participação elevada da tributação sobre o consumo na matriz tributária brasileira termina por criar um incentivo econômico importante para as importações irregulares, prejudicando a indústria e o comércio formal de importados, assim como o desenvolvimento nacional e os empregos. A cobrança dos impostos de importação diminui esses efeitos."

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.