Papo de Responsa

Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Papo de Responsa
Descrição de chapéu AIDS

Epidemia de HIV: integração público-privada e investimento de impacto positivo são parte da solução

Como o exemplo da PrEP reforça a importância de se ter negócios inovadores contribuindo com políticas públicas e qualidade de vida dos brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gustavo Ballestreri

Especialista em investimentos alternativos e gestão de saúde na VOX Capital

João Brunhara

Urologista e co-fundador e diretor médico da Omens

Sara Abdo

Jornalista em prol do investimento de impacto positivo na VOX Capital

O Brasil enfrenta uma epidemia de HIV (vírus da imunodeficiência humana), especialmente entre os jovens de 15 a 29 anos, brancos, pretos e pardos.

mais de 1 milhão de brasileiros vivendo com o vírus, e nos últimos 10 anos mais de 50 mil pessoas evoluíram para a Aids (quando o vírus HIV danifica o sistema imunológico), muitas vezes por falta de tratamento adequado, segundo o Ministério da Saúde.

Foto mostra um frasco de medicamento sob uma mesa e, logo à sua frente, os próprios comprimidos; esses de cor azul escuro
Comprimidos de PrEP, distribuídos gratuitamente pelo SUS; medicamento tem sido usado como solução para prevenção de Aids - Ludmilla Souza/Agência Brasil

Temos um desafio e boa parte da solução virá de programas de educação e promoção do tratamento para pessoas contaminadas pelo HIV, além da prevenção de contaminações.

Tais iniciativas ganham força na integração entre setor público e privado e no investimento de impacto positivo, que intencionalmente financia soluções para problemas sociais e ambientais.

Uma abordagem que tem sido mais estudada é o uso de comprimidos de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) na fase de prevenção e após contágio. A proposta integra dois tipos de iniciativas: uma farmacêutica (comprimido combina medicamentos tenofovir + emtricitabina) e outra de educação para cuidados contínuos de prevenção.

A iniciativa de educação tem como público-alvo, especialmente, homens gays, pessoas trans que não estão em relacionamentos monogâmicos, profissionais do sexo e usuários de drogas injetáveis.

A PrEP, cujo uso foi regulado pela Anvisa em maio de 2017, "prepara" o corpo para enfrentar o vírus e bloqueia os caminhos que ele passa até infectar o sistema imunológico.

A eficácia depende do uso correto porque cada situação e nível de exposição da pessoa requer uma frequência e dose. É mais complexo que a pílula do dia seguinte, e por isso é adequado passar por uma consulta médica e ter receita e diretrizes de cuidado em mãos.

O medicamento está disponível na rede privada e no SUS desde portaria do Ministério da Saúde publicada também em maio de 2017.

E lá fora? Nos EUA, estatísticas evidenciam a relação entre ampliação do uso da PrEP e redução na quantidade de infecções.

No Brasil, na cidade de São Paulo, houve queda de 37,5% em novas infecções em 2020 na comparação com 2016, e a equipe do município atribui a queda a estratégias combinadas de prevenção, uso da PrEP e tratamento adequado.

Mas dados mostram desigualdade no acesso e isso precisa mudar.

A aliança entre sistema público e privado é um caminho para a transformação porque, de um lado, a política pública entrega capilaridade e distribuição para mais regiões, classes sociais e níveis de escolaridade. Do outro, a iniciativa privada estimula maior adesão ao cuidado e engajamento dos mais jovens com o tema.

O setor privado pode ousar mais na linguagem e consulta não presencial (telemedicina e mensagem SMS). Além disso, como se trata de um público jovem e usuário de redes sociais, um jeito mais "leve" de abordar assuntos como sexo, saúde e comportamento tende a apresentar mais eficácia.

Com sede em São Paulo e pacientes em todos os Estados, a Omens é uma health tech de impacto social que opera como plataforma de saúde integrada e bem-estar para pessoas com pênis.

Investida da VOX Capital, gestora pioneira em investimento de impacto positivo, a startup tem uma solução escalável e com abordagens modernas, capazes de gerar engajamento e educação sobre temas-chave na saúde das pessoas. A empresa também contribui com várias frentes do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

No início de 2023, a Omens estruturou um protocolo de consulta e acesso à PrEP para complementar a atuação do SUS frente à epidemia de HIV e já realizou quase mil consultas nessa frente.

Enquanto sociedade, formada pelo poder público e empresas privadas, precisamos falar mais sobre educação, prevenção e acesso à saúde, e fluxo do dinheiro.

Onde estamos decidindo alocar recursos, esforços e atenção ao longo dos dias? Se estivermos juntos em prol do bem-estar comum podemos aprimorar a performance dos negócios e das políticas públicas necessárias para resolver epidemias como a do HIV. Que o exemplo da PrEP sirva de pontapé inicial.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.