Papo de Responsa

Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Papo de Responsa
Descrição de chapéu mudança climática

Geleiras artificiais armazenam água e impactam clima no Chile

Startup apoiada pela Coca-Cola Foundation cria solução para escassez de água provocada pelo degelo acelerado nos Andes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Brito

Head de sustentabilidade da Coca-Cola para o Brasil e Cone Sul, é cofundador e conselheiro da Emerge e da Aliança Empreendedora e integra a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais

Inovações tecnológicas podem ajudar a resolver desafios relacionados à água, energia, clima e sustentabilidade. Uma dessas soluções vem das cordilheiras do Chile, onde a startup Nilus construiu quatro "geleiras artificiais".

Com o apoio da The Coca-Cola Company e The Coca-Cola Foundation, essas geleiras utilizam a gravidade para criar cones de gelo que reduzem a velocidade de derretimento, aumentando a disponibilidade de água durante os períodos de seca.

O degelo nas geleiras andinas, responsáveis pelo abastecimento de 7 milhões de pessoas na cidade de Santiago, é um problema crescente.

Startup Nilus construiu quatro "geleiras artificiais" no Chile para agir contra mudança climática
Startup Nilus construiu quatro "geleiras artificiais" no Chile para agir contra mudança climática - Divulgação

Pesquisadores do MapBiomas, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Instituto de Pesquisas em Glaciares e Ecossistemas de Montanha alertam que 98% das geleiras dos Andes encolheram neste século.

Previsões apontam que muitas dessas geleiras podem desaparecer nas próximas décadas, o que seria um desastre ecológico, econômico e social para o Chile.

Para enfrentar esse desafio, a Nilus desenvolveu soluções capazes de reverter ou retardar o processo de degelo. Utilizando natureza e alta tecnologia, as geleiras artificiais buscam restaurar os ecossistemas das Cordilheiras dos Andes, aumentando a disponibilidade de água e atenuando os efeitos climáticos.

Inspirada pelo Himalaia, que instalou "ice stupas" em comunidades de alta altitude, a Nilus planeja expandir de 4 para 50 geleiras, armazenando mais de 100 milhões de litros de água por ano. Isso poderia fornecer água para cerca de cem mil pessoas durante três meses de seca.

The Coca-Cola Company e The Coca-Cola Foundation apoiam startup Nilus para mitigar degelo nos Andes
The Coca-Cola Company e The Coca-Cola Foundation apoiam startup Nilus para mitigar degelo nos Andes - Divulgação

Com potencial de serem replicadas futuramente, as geleiras artificiais integram natureza e alta tecnologia na missão de restaurar os ecossistemas de cordilheiras como a dos Andes. A tecnologia remodela o ciclo sazonal da água para aumentar sua disponibilidade, além de mitigar os efeitos climáticos por guardar e manter a água que alimentará rios, plantações, comunidades e paisagens.

A água é um item de suma importância em nossa estratégia de sustentabilidade global. Desde 2007 contamos com um compromisso global com metas claras, investimentos e iniciativas em três pilares de atuação.

O primeiro é a eficiência hídrica nas operações por meio de redução de desperdícios, melhores processos e uso regenerativo da água. Depois a reposição hídrica com projetos, parcerias e soluções que contribuem para reabastecer bacias hidrográficas onde operamos por meio de programas de conservação, proteção e reflorestamento de florestas e áreas naturais.

E, por último, programas e projetos que contribuem para ampliar o acesso e tratamento de água a comunidades rurais, ribeirinhas, isoladas e/ou de baixa renda.

Somos uma das primeiras empresas a investir na trajetória da Nilus, contribuindo para gerar impacto positivo nas comunidades onde possuímos instalações, no planeta e em nossas operações.

A busca por tecnologias como essas estão no centro de nossa estratégia de ESG e refletem como fazemos negócios.

A inovação tem sido um componente fundamental para a Coca-Cola ao longo dos seus 137 anos e apoiar iniciativas como a da Nilus nos permite continuar a fazer a diferença.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.