Papo de Responsa

Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Papo de Responsa

Instituto Helena Florisbal completa 10 anos e mostra resultados do trabalho em rede

Redistribuição de doações recebidas entre as entidades parceiras, está entre as inovações que ampliam o impacto social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

José Francisco Queiroz

Diretor de planejamento estratégico do Instituo Helena Florisbal. É publicitário e trabalhou em diversas agências de propaganda e outros veículos de comunicação

"Sonhar é acreditar que amanhã será melhor". Essa frase é a frase que inspirou o início do Instituto Helena Florisbal, em 2013. Com o convite de Octávio Florisbal a um grupo de amigos foi então formalizado o trabalho social empreendido por Helena Florisbal, sua esposa.

Criamos uma instituição focada em um assessoramento mais amplo para entidades que assistimos, já que apenas contribuir financeiramente é apenas parte do que estas instituições precisam. O cenário é desafiador para todas, particularmente para as de pequeno e médio porte, sejam elas as que atendem crianças com doenças graves, em risco social ou projetos educacionais profissionalizantes, ou idosos.

Contando com o apoio e acompanhamento de nosso corpo de voluntários e contratando artistas profissionais, mantemos diversas atividades mensais de capacitação profissional e entretenimento com uma programação intensa e itinerante.

Esta contribuição é para levar alegria aos assistidos nas instituições que atendemos, bem como oferecer às mães dos assistidos, em casas de apoio, uma oportunidade de aprenderem um ofício adicional (corte de cabelo, maquiagem, manicure, etc). A ideia é que a nova atividade possa gerar receita adicional para as famílias.

Para o grupo de instituições de grande porte, que são as mais conhecidas, desenvolvemos projetos específicos, procurando atendê-las em atividades adicionais que não conseguem estar previstas em seus planejamentos anuais.

Criamos a Rede IHF, conectando todas as instituições assessoradas, permitindo uma rica troca de experiência entre elas e até a troca de produtos ou medicamentos. A troca ocorre quando algumas delas recebem doações em excesso de alguns destes produtos ou materiais, maximizando as doações e ampliando o número de pessoas beneficiadas.

Todo este ambiente de cooperação, dedicação e trabalho nos permitiu, em 10 anos, realizar doações de mais 950 toneladas de alimento, 180 reformas nas instituições e cerca de 28 mil horas de trabalho voluntário.

Para o Instituto Helena Florisbal, os primeiros dez anos mostram que é possível transformar sonhos em realidade. E sonhar não precisa ter um fim e sim o caminho para levar conforto, alegria e uma vida melhor para centenas de pessoas que dependem de uma efetiva e contínua contribuição social.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.