Papo de Responsa

Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Papo de Responsa
Descrição de chapéu câncer

Campanha 'Domine o Linfoma' promove empoderamento em favor da saúde

Objetivo é divulgar informações sobre importância do diagnóstico no tempo certo, atitude que pode proporcionar até 80% de chances de cura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Catherine Moura

Médica sanitarista e CEO da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale)

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no triênio 2023-2025 serão mais de 15 mil novos casos de linfoma anuais, um tipo de câncer que pode acontecer em qualquer momento da vida. Mas a falta de conhecimento ainda é ponto de atenção no país.

Mulher branca, de cabelos lisos casatanhos-escuro, aparece de pé, com a mão esquerda na cintura. Ela sorri e a foto da destaque à camiseta da campanha, onde se lê o tema 'Domine o Linfoama'.
A médica sanitarista e CEO da Abrale, Catherine Moura - Divulgação

Esse tipo de câncer tem origem no sistema linfático (de defesa), quando as células responsáveis por combater vírus e bactérias começam a se proliferar de maneira "errada".

Importante ressaltar que não é uma doença única. Os linfomas são divididos em dois grandes grupos: linfoma de Hodgkin (LH) e linfoma não-Hodgkin (LNH). A principal diferença está nas células cancerígenas que se apresentam.

Uma pesquisa realizada pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) em 2021, com 1.392 pacientes com ambos os subtipos, mostrou que grande parte deles nunca tinha ouvido falar sobre a doença antes do diagnóstico. Os que não tinham conhecimento sobre a doença representaram 78% dos pacientes com LH e 68% daqueles com LNH.

Para mudar este cenário e promover o empoderamento do paciente e da sociedade como um todo, a Abrale lança neste mês de agosto a campanha de conscientização "Domine o Linfoma".

Foto mostra Neto sorrindo. Imagem foca parte superior do corpo (da cintura para cima) para exibição da camiseta da campanha, uma peça de cor verde como grama, onde se lê o tema da campanha: 'Domine o Linfoma'
O ex-jogador do Corinthians e apresentador esportivo, Neto, é um dos divulgadores da campanha 'Domine o linfoma' - Divulgação

Por meio de comunicações impressas, em vídeo e nas redes sociais, além da participação do ex-jogador do Corinthians e apresentador esportivo, Neto, e também dos ex-ídolos do Palmeiras, o atacante Edmundo e o goleiro Marcos, são disseminadas informações cruciais para que os brasileiros possam conhecer os sinais e sintomas de alerta relacionados aos linfomas e buscar em tempo por ajuda na rede de saúde.

Quanto antes o linfoma for descoberto, melhores serão os resultados clínicos do tratamento. Porém, de acordo com o levantamento da Abrale, 40% dos entrevistados com LH e 51% com LNH demoraram mais de 3 meses para procurar um médico, mesmo apresentando sintomas.

Reconhecer os sinais é fundamental: gânglios aumentados e indolores (carocinhos), especialmente na região do pescoço, axila e virilha, suor noturno, febre, emagrecimento sem motivo aparente, coceira na pele, cansaço excessivo e tosse.

Chegar ao diagnóstico final ainda se mostra um desafio: 73% dos pacientes com LH, e 65% dos pacientes com LNH, passaram por vários médicos até fechar o resultado.

Os linfomas têm tratamento e, quando diagnosticados logo no início, as chances de cura ultrapassam os 80%.

Foto mostra Edmundo sorrindo. Imagem foca parte superior do corpo (da cintura para cima) para exibição da camiseta da campanha, uma peça de cor verde como grama, onde se lê o tema da campanha: 'Domine o Linfoma'
O ex-atacante do Palmeiras, Edmundo, é um dos divulgadores da campanha 'Domine o linfoma' - Divulgação

As indicações vão depender de fatores como o subtipo da doença e condições de saúde do paciente. Mas atualmente as abordagens terapêuticas são feitas com quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e transplante de medula óssea (na maior parte dos casos autólogo, quando as células utilizadas são do próprio paciente).

CAR-T Cell, a nova terapia genética que vem revolucionando os resultados clínicos na Onco-Hematologia, também é opção para um tipo específico de linfoma de células B.

Entretanto, ainda há uma parcela significativa de pacientes no nosso país que enfrentam dificuldades para ter acesso às terapias medicamentosas. O levantamento mostrou que 22% dos participantes com ambos os tipos de linfoma tiveram problemas para dar início à jornada terapêutica.

Na Abrale, trabalhamos em diferentes frentes para mudar este cenário apresentado na jornada do paciente com linfoma. Por meio de conhecimento e acesso à informação de qualidade, queremos mostrar à população a importância de assumir o controle de sua própria saúde.

Se você conhece algum paciente de linfoma, ou com suspeita, indique a Abrale. O atendimento é totalmente gratuito: www.abrale.org.br

Domine o linfoma e sua saúde!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.