Papo de Responsa

Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Papo de Responsa

Fundação Kofi Annan visita espaço de gastronomia social no Brasil

Convidados participaram do voluntariado do Refettorio Gastromotiva e me remeteram a uma lembrança de 20 anos atrás

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

David Hertz

Chef e empreendedor social, cofundador da ONG Gastromotiva e do movimento Social Gastronomy

Uma das coisas que mais gosto é receber pessoas e instituições na minha casa. Eu me refiro, é claro, ao Refettorio Gastromotiva, espaço criado por mim, Massimo Bottura e Ale Forbes, em 2016, no bairro da Lapa, como legado dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro naquele ano.

A visita dessa semana foi especial. Na cidade para agenda do G20, tive a honra de receber a Comissão de Segurança Alimentar da Fundação Kofi Annan, representadas pela minha amiga Mariana Vasconcelos e por David Nabarro, de quem sou grande admirador. Eles estavam acompanhados de Patricio Cuevas Parra e Ayooshee Dookhee, e também de Caitlin Smethurst Davis, da Gates Foundation, e Paul Newnham, do Chefs Manifesto.

Um grupo de nove pessoas está posando para a foto em um ambiente de jantar. Eles estão em frente a uma mesa longa de madeira, com cadeiras de madeira ao redor. A mesa está decorada com flores e possui copos de água e maçãs. Ao fundo, há uma grande obra de arte que representa a 'Última Ceia'. As pessoas estão vestindo aventais e algumas camisetas com mensagens. O ambiente tem paredes de tijolos expostos e uma iluminação suave.
Integrantes da Fundação Kofi Annan visitam o Refettorio Gastromotiva no Rio de Janeiro - Édipo Ferraz/Gastromotiva

Por 20 anos, venho aprendendo as dimensões e a interdependência dos sistemas alimentares, com os grandes desafios globais que tangem, principalmente, as camadas menos abastadas.

Tive a honra de conhecer o ex-secretário geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, em 2005, na sede da organização. E a conversa que tive com ele, naquela ocasião, é uma das grandes inspirações que tive para fundar a Gastromotiva. Ter contato com pessoas que dão continuidade ao seu legado me faz aprender e evoluir ainda mais.

Mariana Vasconcelos, assim como eu, é Young Global Leader, e tem um trabalho de fomento e incentivo às atividades do pequeno agricultor. Ela fornece dados, sobretudo climáticos, a eles, e os conecta com indústrias de diversos ramos.

A imagem mostra um homem de cabelo grisalho, vestindo uma camisa branca e um avental preto com a inscrição 'EU SOU'. Ele está servindo comida em um prato para um homem sentado à sua frente, que usa óculos e um boné vermelho. O ambiente parece ser um refeitório, com várias pessoas ao fundo, algumas delas visíveis, outras desfocadas.
Refettorio Gastromotiva oferece refeições nutritivas e saborosas diariamente no centro do Rio de Janeiro - Édipo Ferraz/Gastromotiva

Em nossas conversas, Mariana sempre traz percepções sobre os sistemas alimentares do campo e ideias e sugestões de como mitigar a fome nessa região, que ainda sofre com insegurança alimentar.

Aqui fica minha sugestão, embasada pelos longos papos que tivemos, para quem trabalha com hospitalidade e alimentação: comprem do pequeno agricultor, rural ou urbano, para trabalhar e movimentar sua cadeia de valor, contribuindo assim para uma sociedade economicamente e ambientalmente mais saudável.

David Nabarro conheci em 2014, no Fórum Econômico Mundial. Em todos os debates de que participa, ele traz impacto com sua experiência pessoal e profissional. É um grande líder e pensador, e atua em vários conselhos de ONGs pelo mundo. Por anos, encontrei ele e criei uma profunda admiração, e sempre mantenho contato na busca de conhecimento para aprofundar minha atuação nas comunidades do Brasil.

Claro que o combate à fome é pauta na discussão nos espaços de tomada de decisão de todo o mundo. Mas cada país tem suas prioridades e peculiaridades, muito ligadas ao momento econômico que enfrentam.

E eu consigo ver essa consequência das desigualdades sociais diretamente nas comunidades em que eu atuo. Então a grande pergunta é: como você cria essas políticas públicas de mitigação de pobreza, ouvindo comunidades e lideranças comunitárias? Nisso, eu e David Nabarro nos conectamos.

Bom, se consegui resposta para esse questionamento global ainda não sei dizer, mas um norte na minha base eu já tenho. É com a Gastromotiva que desenvolvo a inovação, e é no Refettorio que escuto as pessoas na ponta, onde consigo ter diferentes olhares e perspectivas sobre um mesmo tema.

A imagem mostra um ambiente de refeição comunitária, onde várias pessoas estão sentadas em mesas de madeira. Uma mulher com cabelo cacheado e ruivo está de pé, segurando um jarro de água, enquanto interage com os presentes. Os participantes, de diferentes idades e estilos, estão concentrados em suas refeições. Ao fundo, é possível ver uma cozinha com pessoas trabalhando.
Membros da Fundação Kofi Annan vieram ao Brasil e deram insights sobre segurança alimentar - Édipo Ferraz/Gastromotiva

Assim, tenho contato com o olhar do chef, do beneficiário, do aluno, do voluntário e de quem mais frequenta esse grande espaço de potência.

Por isso, convidei a Comissão da Fundação Kofi Annan para participar do voluntariado do serviço de salão do Jantar Gastronômico Social, que acontece todas as noites. Nabarro, Mariana e companhia ficaram maravilhados com a experiência de atender os beneficiários olhando no olho de cada um.

A boa impressão deles foi a prova de que, lá em 2005, depois de conversar com o próprio Kofi Annan, escolhi o caminho certo ao decidir mergulhar de cabeça na gastronomia social.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.