Paula Cesarino Costa

Jornalista, foi secretária de Redação e diretora da Sucursal do Rio. Foi ombudsman da Folha de abril de 2016 até maio de 2019.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Paula Cesarino Costa

Facebook, eu acuso

Decisão da Folha de não atualizar rede social tensiona debate sobre relação com gigante virtual

O jornal "Le Monde" publicou ilustração recente em que aparece a inscrição: "Facebook, j'acuse!". O diário francês remete à celebre frase do romancista e ativista político Émile Zola (1840-1902), uma contundente e implacável denúncia contra a injustiça. Busca assim qualificar o cenário atual do embate entre as empresas de mídia e a maior rede social do planeta.

​A decisão da Folha de suspender postagens no Facebook, anunciada na quinta (8), tornou-se notícia em vários jornais do mundo e assunto de leitores. De certa forma, pode ser interpretada como o "eu acuso" da Folha contra o gigante virtual.

O jornal reagiu de forma dura dias depois de a rede social mundial divulgar mudança do algoritmo que define a organização das páginas e perfis de seus usuários. O Facebook decidiu privilegiar amigos e postagens que provocam comentários entre eles em detrimento de conteúdo público e notícias. O argumento é que a mudança fortaleceria o senso de comunidade dos usuários.

A comparação dos números de acesso originados na rede social --antes e depois-- revela queda de visualização de sites jornalísticos e aumento da audiência de sites produtores de notícias falsas.

As redes sociais revolucionaram a forma de produzir, de consumir e de compartilhar notícias. Tornaram-se portas de acesso poderosas para sites noticiosos. No entanto, os produtores de conteúdo não são remunerados pela informação compartilhada nas páginas do Facebook, apesar de garantirem parte de sua audiência.

A decisão da Folha tem forte aspecto político e pode até levar a queda no acesso ao seu site. São quase 6 milhões de seguidores que deixarão de receber as postagens do jornal. Como ficará a relação deles com a Folha? Não dá para prever.

Por outro lado, pode ajudar a forjar nova relação das empresas jornalísticas com o Facebook, ainda mais se outras publicações seguirem a mesma direção.

O que o leitor tem a ver com o que parece ser uma briga comercial e de marketing, e que tem componentes de crise de identidade e ego?

Tudo. Não só pelo que essa relação interfere na sobrevivência das empresas de comunicação, mas especialmente no que se refere à qualidade da informação que consome.

Os críticos mais enfáticos de Mark Zuckerberg, criador do Facebook, simplesmente dizem que ele quebrou o jornalismo. Ao lado do Google, apoderou-se de quase dois terços da publicidade que financiava a imprensa. Há os que o acusam de reduzir o hábito de leitura de seus usuários e de manipulá-los psicologicamente para que permaneçam engajados em suas páginas.

O Facebook reúne hoje 2 bilhões de usuários e lucra na faixa de US$ 10 bilhões. Tornou-se o editor mais poderoso do mundo, como definiu a revista "The Atlantic". No início, estimulou parcerias com a de mídia. Agora, mudou o algoritmo que define o parâmetro para a alimentação das páginas. "Ninguém sabe exatamente o impacto que terá, mas de muitas maneiras, parece o fim da era das notícias sociais", disse Jacob Weisberg, editor-chefe da "Slate", ao "The New York Times".

O editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, acusa o Facebook de abrir espaço para a proliferação de notícias falsas, ao banir o jornalismo profissional de suas páginas.

No contexto de luta pela sobrevivência e pela valorização da notícia verdadeira, a radicalidade da Folha merece ser apoiada.

"Não vale mais gastar energia"

O editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, falou sobre a relação do jornal com o Facebook.

Como a Folha responde à afirmação de que está abrindo mão de milhões de leitores enquanto deveria agir para ser cada vez mais lida e estar mais presente nas redes sociais, também para combater as "fake news"?

Sérgio Dávila - A Folha não abre mão de milhões de leitores, tanto que seu site teve 35 milhões de visitantes únicos em janeiro, quando a nova política do Facebook já estava em vigor. Também os leitores continuam podendo compartilhar o conteúdo do jornal em suas páginas pessoais. Só não fará mais esforço nem gastará energia num ambiente em que o jornalismo profissional não é valorizado. Sobre "fake news", mantém a política de "fact checking", própria e em parceria.

Que tipo de desafio empresas como Google e Facebook representam? A Folha está preparada para enfrentamentos tecnológicos globais?

Um desafio em duas frentes: o duopólio disputa o tempo do leitor, que é inelástico, e traga a maior parte da verba publicitária digital nos mercados em que atua. A Folha sente-se preparada para seguir inovando no que faz melhor, isto é, produzir conteúdo de qualidade, segundo preceitos do jornalismo profissional, e cobrar por isso.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.