Pedro Diniz

Jornalista com formação em comunicação audiovisual pela Universidade de Salamanca (Espanha).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pedro Diniz

Fantasia não fará Michelle Bolsonaro convencer como Lady Di

Referências à 'princesa do povo' vão além do vestido branco que a brasileira usou na última sexta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nos primeiros cem dias de governo Bolsonaro, a primeira-dama não se encastelou no palácio. Logo após a recuperação do marido, foi às ruas, viajou o país para apoiar projetos sociais e chorou as mazelas de seu povo sem fazer alarde nas redes sociais. É essa a imagem de Michelle Bolsonaro que a equipe de comunicação do Planalto parece querer vender ao mostrá-la como espécie de Lady Di dos trópicos.

Referências a Diana Spencer (1961-1997), a “princesa do povo”, vão além do vestido branco sem mangas combinado a colar de pérolas que a brasileira usou na última sexta-feira (5), em Brasília, durante uma cerimônia para generais, e é idêntico a um dos looks da britânica.

Michelle Bolsonaro, ao lado de Jair Bolsonaro, durante cerimônia de cumprimento a generais no Palácio do Planalto
Michelle Bolsonaro, ao lado de Jair Bolsonaro, durante cerimônia de cumprimento a generais no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira/Folhapress

Visitas a famílias carentes, como a que fez no início do mês em Campina Grande (PB) no programa Criança Feliz, serão ferramentas usadas para equalizar o discurso bélico de seu clã e tentar amaciar os críticos.

Não parece coincidência que a foto na qual ela aparece chorando abraçada a um jovem com epidermólise bolhosa, em sua primeira viagem oficial, tenha sido supostamente vazada pela ministra Damares Alves logo após a visita de Jair Bolsonaro a Israel e pouco depois do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) desejar que o grupo islâmico Hamas se explodisse.

O afã de realeza da família já deu as caras na posse, quando o presidente quebrou o protocolo e colocou um dos filhos, o vereador Carlos Bolsonaro, para desfilar com ele no Rolls-Royce. Ao lado, a mulher acenava trajada com um vestido rosa, também inspirado em um outro de Lady Di, só que sem as listras pretas aplicadas no decote canoa e na barra simétrica.

Ainda que não possua um guarda-roupa oficial extenso, a primeira-dama prometeu que leiloaria os vestidos, desenhados e doados pela estilista Marie Lafayette. Fã confessa de famílias reais, a designer paulista radicada no Rio de Janeiro diz ser tataraneta do militar francês Marquês de Lafayette.

Mesmo que prefira seguir um perfil discreto, Michelle Bolsonaro já desfez a pecha de mulher decorativa logo antes de subir a rampa do planalto. Nos últimos dias de dezembro, na despedida do Rio organizada por membros de sua igreja, fez pose para a foto em frente a uma parede com imagens de primeiras-damas, líderes e princesas.

No alto, sua foto colorida se destacava dos quadros em preto e branco da ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, da ex-primeira-dama americana Michelle Obama, da princesa Isabel, de Lady Di e até da atriz Nacha Guevara trajada como a ex-primeira-dama argentina Eva Perón. Em comum a elas está o fato de não terem deixado ser eclipsadas pelos homens.

Essas referências imagéticas são óbvias e dizem muito sobre as expectativas depositadas na primeira-dama. Mas será preciso bem mais do que uma fantasia se o governo quiser costurar um discurso crível e convencer a audiência de que Michelle Bolsonaro pode ser mais do que apenas a mulher do presidente. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.