Preto Zezé

Presidente nacional da Cufa, fundador do Laboratório de Inovação Social e membro da Frente Nacional Antirracista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Preto Zezé

Inspirados em Betinho

Para 15% dos brasileiros, mobilização é a única esperança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil vive hoje seu flagelo maior com 33,1 milhões de pessoas vivendo com fome, ou seja, 15% da população não têm o que comer e isso é gravíssimo.

Diante dessa realidade, a Ação da Cidadania, convidou a Cufa e mais 13 instituições para compor uma rede de mobilização da sociedade civil para lutar contra a insegurança alimentar. Do lado privado, dez empresas são parceiras desse movimento emergencial.

A proposta do Pacto pelos 15% com Fome, rede nacional de solidariedade idealizada pela Ação da Cidadania e com conceito criativo da Artplan, visa promover grande aliança entre entidades da sociedade civil e empresas, grupos de mídia, agências de comunicação e publicidade, pessoas físicas, artistas e influenciadores, para atuarem na linha de frente no combate à fome e às desigualdades sociais.

A campanha visa viabilizar doações às instituições do Pacto e cadastrar voluntários na luta contra a insegurança alimentar.

O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, no lançamento da Cartilha do Voto Cidadão, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro - Rosane Marinho - 30.nov.2010/Folhapress

No dia em que escrevo, comemora-se o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, a maioria dos lares é chefiada por essas mulheres, famílias pretas e pardas, as mais afetadas pela desigualdade.
Quando Rodrigo Kiko Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania, convocou a Cufa e as outras organizações, nos inspiramos na releitura da grande mobilização que Herbert de Souza, o Betinho, promoveu há quase 30 anos, quando convocou o país inteiro a assumir papel ativo na luta pelo direito à alimentação. O movimento deu origem à Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, hoje à frente da campanha, e que mobilizou milhões de voluntários, empresas, grupos de mídia e organizações da sociedade civil contra a fome.

Do lado da sociedade civil organizada, estão Central Única das Favelas (Cufa), Gastromotiva, OAB Nacional, Bem Maior, IDIS, GIFE, Pacto Global, G10, União BR, Voz das Comunidades, Ethos, Fiocruz, Instituto Phi, Instituto Claro, Visão Mundial e Amigos do Bem.

No privado, Grupo Dreamers —que engloba Artplan, Rock in Rio, Dream Factory, entre outras. Coca-Cola, Twitter, Eletromídia, Dadivar, Vol, Atados, iFood, Assaí, B3, Mercado Livre, Benfeitoria e Claro também integram a mobilização, assim como artistas, empresários, influenciadores e ativistas.

Para doar e se informar sobre a campanha, é só acessar o site http://15por15.org/. Essa contribuição pode ser realizada através da doação específica nos canais de captação online, divulgação das ações nas redes sociais e voluntariado.

Como diz a campanha, todo mundo tem 15 de alguma coisa para doar, sejam 15 centavos, 15 reais, 15 segundos, minutos ou porcentagem de vendas.

Para 15% dos brasileiros, esta é a única esperança.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.