Preto Zezé

Presidente nacional da Cufa, fundador do Laboratório de Inovação Social e membro da Frente Nacional Antirracista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Preto Zezé
Descrição de chapéu
Preto Zezé

A favela na ONU

Criação de ministério próprio fará das comunidades elaboradoras e protagonistas de mudanças estruturais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As agendas das favelas estão circulando por todos os lugares, nas mesas e nos temas mais diversos, de economia a tecnologia, da moda à comunicação, de negócios a política e toda uma infinidade de oportunidades e articulações que estão em andamento.

No fim de semana, o empreendedor do ano de 2022 da revista Exame, Celso Athayde, eleito também o nome do social pelo Fórum Econômico Mundial em Davos, levou a agenda da favela à sede das Nações Unidas durante a reunião do Pacto Global.

Vista aérea da favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, iluminada no inicio da noite - Eduardo Knapp - 14.jul.22/Folhapress

Athayde, criador da primeira holding de favelas do mundo e fundador da maior ONG de favelas, a Cufa, pautou a necessidade de criação do Ministério das Favelas ante lideranças, empresários, autoridades e ativistas do mundo inteiro.

Eu já trouxe esse tema para a coluna. Agora ele ganha relevância e destaque internacionais, já que a favela, pelos números de sua população —17 milhões, o que corresponderia ao quarto estado mais populoso do Brasil— e de sua economia, que mobiliza R$ 117 bilhões em poder de consumo e supera o PIB de muitos países, precisa ser entendida e colocada na pauta a partir de outro olhar que não seja somente de problemas e carência.

Olhar a favela e suas potências é necessário porque, mesmo diante das dificuldades e desafios que têm de ser superados, como a falta de infraestrutura, a desigualdade que já conhecemos, perceber sua capacidade de resiliência e produzir soluções e alternativas não dialoga somente com esse território, mas com todo o país.

A reivindicação de um Ministério das Favelas no futuro governo é algo que atende a essa evolução de agenda propositiva que centenas de lideranças que atuam na base da pirâmide desenvolvem todos os dias.


Não podemos mais deixar a favela pulverizada em várias políticas perdidas dentro dos governos. É preciso focar, tirá-la da ideia de problema ou gasto e pensá-la como solução, alçá-la ao status de elaboradora e protagonista de mudanças estruturais.

Muito já se avançou nesse entendimento: sou do tempo em que quase nenhuma organização usava o nome favela. Hoje favela tornou-se um conceito bem mais amplo e que remete para uma percepção além das fragilidades e déficits gerados pela ausência de estado.

Nada mais legítimo que, do ponto de vista institucional, com esse poder de produzir riqueza e com sua densidade demográfica, a favela saia das pastas secundárias e passe a debater a economia, a infraestrutura, as áreas de desenvolvimento e planejamento da nação.

Conteúdo existe de sobra, e quadros qualificados, mais ainda. Capacidade de elaborar e executar não nos falta. Que avancemos rumo ao Planalto Central.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.