Priscilla Bacalhau

Doutora em economia, consultora de impacto social e pesquisadora do FGV EESP CLEAR, que auxilia os governos do Brasil e da África lusófona na agenda de monitoramento e avaliação de políticas

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Priscilla Bacalhau
Descrição de chapéu Todas Fies Enem

Acesso à educação melhorou, mas a iniquidade ainda é enorme

É fundamental formular e implementar soluções específicas para quem mais precisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São inegáveis os avanços ocorridos na nossa educação nas últimas décadas. Em um país com séculos de exclusão racial e social, é preciso celebrar e proteger a universalização do acesso à educação básica e até as tímidas melhorias no desempenho. Isso não significa, porém, que é razoável aceitar o ainda baixo nível de aprendizado dos estudantes e a desigualdade educacional sistêmica entre eles.

As desigualdades educacionais, em termos sociais e raciais, são persistentes em múltiplos indicadores de acesso e permanência escolar. Uma explicação para essa persistência é a falta de foco das políticas educacionais na promoção da equidade. Políticas universalistas, de colocar todos na escola, não garantiram que todos os indivíduos em idade escolar tivessem acesso a uma educação de qualidade.

Lentamente, o debate vai se expandindo, passando a incluir as lentes da equidade. No ensino superior, as avaliações positivas das ações afirmativas, com as políticas de cotas sociais e raciais, mostraram para a sociedade que é possível provocar mudanças sociais por meio de intervenções focalizadas em grupos específicos. Agora é preciso acelerar o debate no contexto da educação básica até promover igualdade no acesso às oportunidades de educação de qualidade.

Alguns avanços já são notáveis. A lei 10.639, que já completou 20 anos de vigência, incluiu a obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares. Sua implementação, contudo, ainda enfrenta muitos desafios Brasil afora.

0
Jucilene Araújo, diretora da escola estadual Heckel Tavares, na zona leste de São Paulo; ela passa de casa em casa para tentar convencer as famílias a levarem seus filhos de volta para a escola - Karime Xavier - 29.jul.21/Folhapress

Outra mudança refere-se à reformulação do Fundeb, principal sistema de financiamento da educação básica, que foi aprovada como emenda constitucional em 2020.

No novo Fundeb, foi explicitado o incentivo para que as redes de ensino reduzam desigualdades. Pela regulamentação, as redes recebem financiamento federal extra se apresentarem evolução em indicadores de atendimento e de melhoria da aprendizagem com redução de desigualdades sociais e raciais, cumprindo determinadas condicionalidades. Dessa forma, as redes têm incentivo para trazer para o foco da política educacional a redução das desigualdades.

Na prática, as redes têm apresentado dificuldades para cumprir as condicionalidades que garantem mais recursos federais para elas.

Na semana passada, o MEC aprovou um novo cálculo do nível socioeconômico, permitindo que as redes de ensino e escolas consigam realizar diagnósticos mais completos e planejar ações focadas na busca por equidade. Passo a passo, com assistência e incentivos corretos, é possível mobilizar todos os entes para formular e implementar soluções específicas para quem mais precisa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.