PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Copa do Mundo

Mbappé mostra que pode ganhar prêmio de melhor do mundo

Nesta Copa, a velocidade e a potência são, muitas vezes, mais decisivas do que o drible

Moscou

Kylian Mbappé destruiu nos primeiros 15 minutos de jogo contra a Argentina. Criou uma chance de gol e sofreu o pênalti convertido por Griezmann. Depois, diminuiu o ritmo no primeiro tempo. Di María achou um gol de fora da área, num espaço criado por Kanté, volante que perseguiu Messi.

Não pergunte como a França deu tanto espaço. Kanté ia atrás de Messi. No setor do volante, Di María estava livre.

Mbappé comemora seu segundo gol na partida contra a Argentina
Mbappé comemora seu segundo gol na partida contra a Argentina - Franck Fife/AFP

Mbappé arrebentou de novo no segundo tempo. A rapidez com que arrancou do meio de campo caracteriza um tempo diferente do futebol mundial. Nesta Copa, a velocidade e a potência são, muitas vezes, mais decisivas do que o drible.

A França é o time mais jovem das oitavas. Prendia Matuidi pela esquerda (veja ilustração) e liberava o menino do PSG pela direita. O sistema 4-2-3-1 era uma escada. Virava 4-3-1-2 a cada vez que Matuidi se enfiava por trás, como volante.

Mbappé livre para atacar mostrou que pode ganhar o prêmio de melhor do mundo, antes de Neymar. Quando levou o Monaco à semifinal da Liga dos Campeões de 2017, já parecia ser assim. Depois, virou coadjuvante do brasileiro.

Neste momento da Copa, Mbappé e Neymar são rivais pelo prêmio maior. Cavani também. Cristiano Ronaldo e Messi seguirão fora, sem chance de serem campeões mundiais. A Copa não será o trampolim para mais um prêmio individual nem do argentino nem do português.

O prêmio de melhor jogador do planeta não pode ser objetivo. Tem de ser consequência das conquistas coletivas e, neste mês, da Copa do Mundo.

Para que a Copa seja a catapulta, Neymar e Mbappé terão de se encontrar na semifinal. E Mbappé terá de passar por Cavani nas quartas. O uruguaio foi brilhante contra Portugal.

Sua virada de jogo no primeiro gol e a capacidade de se infiltrar para receber o passe de Luis Suárez, para quem tinha feito o lançamento, mostram que está num momento sensacional de sua carreira. O segundo gol confirma.

Discutimos se Neymar será o melhor do mundo. A melhor pergunta é se o Brasil será campeão. As duas primeiras oitavas de final derrubaram o reinado de Cristiano Ronaldo e Messi, determinaram que os melhores da última década nunca conquistarão o maior torneio de seleções e abriram um novo reinado.

O provável novo rei terá de passar necessariamente pela prova das quartas de final, semifinais e final da Copa do Mundo. O craque mundial será o mais talentoso jogador do melhor time coletivo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.