PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Santos cresce com treino, protestos só atrapalham

Não há razão para espanto por eliminações de Flamengo e Palmeiras da Copa do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todo o respeito a quem jogou futebol profissionalmente e entende reações de torcedores em aeroportos: não pode. Se qualquer cidadão entrar num saguão de aeroporto xingando outra pessoa, a polícia vai intervir. Por que nunca intervém quando quem xinga é suposto torcedor? Desordem em local público não se justifica por paixão. Há milhões de apaixonados por clubes de futebol que lamentam derrotas e as entendem como parte do jogo.

Dos três candidatos ao título brasileiro, quem teve mais paz e mais treinos foi quem somou mais pontos: o Santos. Houve protestos do lado de fora da Vila Belmiro antes da vitória no clássico contra o Corinthians, em junho, em função da eliminação na Copa do Brasil três dias antes. Nada ostensivo, como a manifestação do Flamengo, no aeroporto do Rio de Janeiro, nem como a meia dúzia presente ao hotel do Palmeiras, em Fortaleza, antes da derrota para o Ceará.

Atacante Marinho comemora gol da vitória do Santos contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro, no Rio
Atacante Marinho comemora gol da vitória do Santos contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro, no Rio - Ricardo Moraes/Reuters

Quem mais faz questão de nos lembrar que, no futebol, se ganha e se perde, é o Santos. Não há razão para espanto pelas eliminações de Flamengo e Palmeiras da Copa do Brasil, nem para, pela primeira vez, o campeão brasileiro ter sofrido duas derrotas consecutivas desde que Felipão voltou ao clube, em julho do ano passado.

O Palmeiras segue líder do Brasileiro, mas não é o melhor time da história do clube e não tem jogadores de seleção brasileira. Os bicampeões brasileiros de 1972/1973, com Ademir da Guia à frente, também passaram três jogos sem vencer. Os bicampeões de 1993 e 1994, também. Metáfora da vida, o futebol ensina a ganhar e a perder. Não dá para entender quem passou pelo campo, ganhou e perdeu, julgar protestos em locais públicos como comportamento normal de torcida. Não é.

O Santos reagiu com bom futebol depois da eliminação da Copa do Brasil, ganhou do Corinthians em junho e emendou a quinta vitória consecutiva pelo Brasileiro, contra o Botafogo, no domingo (21), no Rio de Janeiro. O que dá força a times campeões é treino, não gritos e agressões verbais.

É indiscutível que Sampaoli treina bem suas equipes, desde a Universidad de Chile e apesar do fracasso com a Argentina na Copa. A variedade tática é uma de suas armas. Contra o Botafogo, na vitória que fez o Santos alcançar o Palmeiras em pontos, embora ainda não em saldo de gols, Lucas Veríssimo jogou como lateral direito.

Alguém simplificará e dirá que é terceiro zagueiro. Quando Erik saía da ponta para se infiltrar como atacante, Lucas Veríssimo o acompanhava como beque. Em outros momentos, Lucas Veríssimo abria como lateral para marcar Erik na ponta e Jorge fazia a lateral esquerda. Quando decide jogar nesse sistema tático híbrido, Sampaoli coloca Victor Ferraz ou Carlos Sánchez no banco de reservas. Funciona.

É claro que Felipão merece ser cobrado por perder cinco pontos de vantagem em duas rodadas, com um time que não ganha há três partidas e fez quase dois terços de suas finalizações de fora da área nesse período. O Palmeiras é forte quando chuta em gol. Nesta década, o campeão brasileiro é quem finaliza mais e melhor. O Santos é o recordista do Brasil neste quesito.

Lucas Veríssimo lateral e Jorge no meio: 3-4-3
Lucas Veríssimo lateral e Jorge no meio: 3-4-3 - Folhapress
Victor Ferraz na lateral e Alisson volante: variedade tática
Victor Ferraz na lateral e Alisson volante: variedade tática - Folhapress

Longe da área

Uma das diferenças do Palmeiras das cinco primeiras rodadas para os últimos quatro jogos é a capacidade de tabelas e entrar na área. No início do campeonato, o Palmeiras finalizou 59% das vezes dentro da área. Depois da parada, 64% dos chutes são de longa distância. Muito mais fácil para a defesa.

Sempre recua

O Corinthians enfrenta o Montevideo Wanderers pela Sul-Americana. O continental parece o possível para o time de Carille. Depois de fazer 1 a 0, o Corinthians atraiu o Flamengo até sofrer o gol. A confusão de Vuaden, que só validou o gol pelo VAR, não esconde que o Flamengo merecia empatar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.