PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Flamengo mostra que a melhor defesa é sempre o ataque

Nenhum time pode ser forte se passar 90 minutos rebatendo jogadas do adversário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na polêmica entrevista coletiva de sexta (1º), Carille disse que haveria uma mudança em comparação com o time do último treino. A surpresa era Méndez. O zagueiro uruguaio entrou no lugar de Manoel e a arma secreta proposta pelo Corinthians para enfrentar o melhor time do Brasil era... um beque.

Nenhum time pode ser forte se passar 90 minutos rebatendo jogadas do ataque adversário. O Corinthians tentou se salvar no Maracanã. Fracassou.

Produziu sofrimento ao Flamengo por 44 minutos, momento em que Éverton Ribeiro deixou De Arrascaeta frente a frente com Cássio, no pênalti convertido por Bruno Henrique, no rebote. Até aqui, a atuação corintiana tinha defesa. Depois, ficou indefensável. Gérson deu drible da vaca em Ralf e lançou lindamente para Bruno Henrique marcar 2 a 0.

Jogadores do Flamengo comemoram vitória sobre o Corinthians no Maracanã
Jogadores do Flamengo comemoram vitória sobre o Corinthians no Maracanã - Ricardo Moraes/Reuters

Quando nasceu a formação escalada por Carille, ainda na sexta, a primeira observação séria era de que não haveria flecha. Se há times surpreendendo o Flamengo ao quebrar sua primeira linha de marcação, no ataque, e obrigar seus zagueiros a ficar no mano a mano, como no gol de Michael, em Goiânia, o Corinthians só tinha uma chance de fazer isto, chamada Pedrinho.

Depois da parada técnica do 1º tempo, Carille tirou Pedrinho da ponta e puxou-o para o meio, como 2º atacante. Não houve nenhum lançamento para explorar sua velocidade. Os passes mais longos visavam Gustavo, de 1,89 m, bom pelo alto, lento para vencer Rodrigo Caio e Marí.

Foi Pedrinho quem fez o passe para o gol de Mateus Vital, deixando o jogo 3 a 1. Atuação impecável de Bruno Henrique, pela faixa central do ataque. É preciso parar de dizer que Bruno Henrique joga aberto pela esquerda. Ele atualmente é ponta de lança, atua pelo centro do ataque, perto de Gabigol, ausente neste domingo. Quem joga pela esquerda é De Arrascaeta, embora entrando em diagonal sempre como meia.

 
Campinho do Flamengo
Flamengo com Reinier e Bruno Henrique no ataque -
Campinho do Corinthians
Corinthians: única flecha era Pedrinho -

Esta é uma das razões de Bruno Henrique ser o vice-artilheiro do campeonato, com 15 gols. Na história do Brasileiro, só em 1984 um mesmo time teve os dois goleadores. Em 1984, o Vasco de Roberto Dinamite e Arturzinho. Contra o Corinthians, além dos três gols, até desarme na defesa ele fez, contra Fagner. Foi no lance anterior ao quarto gol rubro-negro, confirmação do massacre, marcado por Vitinho.

Como se previa, o clássico do povo teve menos público do que Flamengo e CSA, pela separação das torcidas. Se os alagoanos levaram 1 a 0, a ex-melhor defesa do país caiu de 4 —porque o Flamengo teve humildade em gol... Difícil entender como será a recuperação do Corinthians. Mas o Flamengo indica que pode ser necessário um novo modelo de jogo, porque o Brasileiro deste ano dá a ideia de que o ataque pode ser a premissa para os próximos anos. Sempre com o cuidado de não criar verdades definitivas.

A goleada e a demissão de Carille colocam o Corinthians numa encruzilhada. O estilo pragmático vencedor nos últimos dez anos pode dar certo nas próximas temporadas? Por esta pergunta tem de passar a escolha do novo técnico. Ou ataca ou pode viver os próximos Brasileiros na mesma situação.

ESPERANÇA

O Palmeiras jogou mal contra o Ceará e tem mais dificuldades quando enfrenta times fechados, como o montado por Adílson Batista. Mais fácil para o Palmeiras é ter campo para explorar velocidade. Não é Mano x Felipão. É a característica do time.

MALDITO VAR

A comissão de arbitragem da CBF provavelmente mostrará vídeo para explicar em que momento se marca a bola no pé do lançador, para definir se há ou não impedimento. Tudo por causa do gol anulado do Ceará, no sábado (2). A decisão do árbitro foi considerada correta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.