PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2021

Se bem cuidada, liga virará enorme árvore da felicidade

Campeonato tem de ser tratado como uma planta que precisa ser regada todos os dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A principal diferença entre o embrião da liga de clubes, fecundado na terça-feira (15), e os projetos anteriores, é que a base agora é econômica. A Copa União também olhava para o dinheiro, assinou contratos importantes com Rede Globo e Coca-Cola, mas ruiu pelas disputas políticas e pela dependência de um único grande parceiro, a televisão.

Os dirigentes de hoje observam o cenário de outro ponto de vista. O dinheiro não está mais na publicidade e, por isso, diminui o investimento da TV.

Mas há liquidez no mercado financeiro mundial e gente querendo se associar a produtos que possam crescer de 20% a 30% logo na largada. É o caso do Brasileirão.

Jogadores do Flamengo festejam a conquista da edição 2020 do Campeonato Brasileiro; clubes querem assumir a organização do torneio - Adriano Vizoni - 25.fev.21/Folhapress

A ameaça política existe. Pode ser que não dê certo, como não funcionou quando o Clube dos 13 decidiu fazer a renovação do acordo de transmissão com envelope fechado, depois de o diretor do São Paulo, Ataíde Gil Guerreiro, estudar minuciosamente todas as ligas da Europa.

O racha se iniciou com a tentadora proposta feita para Corinthians e Flamengo negociarem individualmente.

Como pano de fundo, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ofereceu a taça das bolinhas ao São Paulo e fomentou a disputa entre são-paulinos e flamenguistas.

Na madrugada de 14 de fevereiro de 2011, Juvenal Juvêncio prometeu a Fábio Koff que não aceitaria o troféu da discórdia. Às 11 horas da manhã, na mesma data, segurou a taça com as duas mãos e afirmou, diante das câmeras: “Vou me deliciar com ela”.

Há dez anos, a estratégia da CBF era dividir politicamente os clubes, oferecendo o único dinheiro possível, da televisão. A aposta, desta vez, é que o cheque virá de outro lugar. Alguns dos dirigentes mais lúcidos dizem que até a medida provisória sobre o direito do mandante perderá importância, porque a liga negociará em blocos.

A suposta unidade se expressa em pequenos sinais. A negociação coletiva para as transmissões internacionais de TV foi a primeira sinalização de que agora se entende a vantagem de negociar o campeonato todo, não cada um por si.

Recentemente, um dos 20 integrantes da Série A se recusou a negociar sua participação no álbum de figurinhas do Brasileirão. Receberia R$ 30 mil.

Uma troca de mensagens informando a recusa serviu para unir os diretores de marketing. O valor foi multiplicado por cinco. E é pouco.

O embate persiste em relação ao calendário. Há quem entenda que o debate principal não é esse. Não se trata de alongar já o Brasileiro, mas de fortalecê-lo. Os quatro grandes de São Paulo resistem na ideia do estadual, porque recebem R$ 24 milhões por ano.

O contrato termina no ano que vem. A Federação Paulista julga que conseguirá o mesmo valor –ou maior– na renovação, possivelmente com mais de um parceiro.

Presidentes de times de outros estados entendem que esse valor rapidamente será compensado com a participação apenas no Brasileirão.

Mas o primeiro passo é fortalecer a Série A. O calendário muda como consequência, porque o xis da questão é a grana.

É também a diferença entre o estadual ser administrado por uma liga ou pela CBF. A natureza política exposta no nome “Confederação”, a reunião de todas as federações, mostra que é preciso contentar muita gente. Uma liga funciona se tem olhar empresarial, não político. Essa empresa terá como coração de seu negócio o campeonato. Ele será cuidado como uma planta que precisa ser regada todos os dias. Se for bem cuidada, virará uma enorme árvore da felicidade.

É o caso da Premier League. Não é o exemplo da Liga Italiana.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.