PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Rogério Ceni pode passar de técnico promissor a negação

Demissão do Flamengo e dificuldade no São Paulo impõem a ele a necessidade de sucesso no Morumbi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rogério Ceni sabe que errou na escalação contra o Grêmio. Ele e toda a torcida do São Paulo sabem disso. Nem sempre a maioria tem razão, ou toda a torcida do Flamengo não o julgaria incompetente e pensaria o mesmo de Renato Gaúcho, apenas quatro meses depois.

Rogério ainda é o penúltimo campeão brasileiro.

Mas a demissão do Flamengo e a dificuldade para emplacar no São Paulo impõem a Rogério Ceni a necessidade de ter sucesso no Morumbi. Quatro anos depois de seu início de carreira como treinador, corre o risco de passar de promissor a infausto.

Rogério Ceni comanda o São Paulo durante partida contra o Palmeiras
Rogério Ceni comanda o São Paulo durante partida contra o Palmeiras - Carla Carniel/Reuters

Não é igual à maioria. Jogadores que trabalharam na Europa reconhecem no treinador do São Paulo sua capacidade surpreendente nos treinos. Seus exercícios diários são desafiadores e propõem o que se encontrará nas partidas.

Treinador bom é assim. Dizia-se de José Mourinho, quando chegou ao Chelsea, que não havia um treino igual ao próximo. O mesmo com Guardiola.

Rogério também sabe enxergar o jogo com enorme sabedoria na maior parte das vezes.

Não conseguiu contra o Grêmio, ao escalar Gabriel Sara como ala direito. O mais talentoso jogador do elenco precisa ter liberdade para chegar ao ataque. Foi mal escalado também por ter de marcar o setor por onde ataca Ferreirinha, o melhor atacante gremista.

Pior, Rogério disse que falta participação defensiva a Benítez e, três dias depois, montou um quebra-cabeças para encaixar o argentino. Deslocou Sara para a direita, para escalar Benítez como titular. Ajudou o meia, atrapalhou a equipe.

Mudanças de Ceni para o duelo contra o Grêmio, perdido pelo São Paulo em Porto Alegre
Mudanças de Ceni para o duelo contra o Grêmio, perdido pelo São Paulo em Porto Alegre - Imagem

Por outro lado, Rogério é mais uma vítima de um país que não tem grandes técnicos, porque não dá tempo para que sejam bons. Torcidas de norte a sul pediram as quedas de Guto Ferreira, Tiago Nunes, Sylvinho, Roger Machado, Renato Gaúcho e Abel Ferreira.

Até de Cuca. Em abril, foi criticado por uma partida com 55 cruzamentos, número excessivo. Era apenas seu sétimo compromisso como treinador do Atlético-MG, contra o Deportivo La Guaira. Em dezembro, é justamente exaltado pelo título brasileiro.

Rogério vive no Brasil da intransigência e com a obrigação de acertar para se afirmar. Se ganhasse do Grêmio, em Porto Alegre, teria duas finais pela vaga na Libertadores. Se vencesse também o Juventude nesta segunda (6), iria para confronto direto contra o América-MG para terminar em oitavo lugar.

Em vez disso, briga para terminar acima da 13ª posição e dos 50 pontos, para não configurar sua pior campanha nos pontos corridos.

O que se impõe a Rogério Ceni é a capacidade de liderar os departamentos que compõem um clube de futebol. Ser líder, não chefe. Há quatro anos, Rogério precisava deixar de ser jogador para ser técnico. Seu extraordinário trabalho no Fortaleza contrasta com a crise na relação com jogadores do Cruzeiro e com o departamento de análise de desempenho no Flamengo.

O São Paulo é sua casa. Conhece o que há de bom e o que está faltando. Precisa apenas ter a medida certa, entre ser um dos líderes do processo e não se tornar o dono do centro de treinamento.

O primeiro passo é vencer o Juventude e evitar a pior campanha são-paulina dos pontos corridos. Depois, montar uma grande equipe para 2022. O São Paulo pode e precisa ter mais do que tem feito.

O ambiente
Abel Ferreira diz que o melhor diretor com quem já trabalhou é Anderson Barros. Trata-se de entender a importância do ambiente. Melhor cobrar um dirigente por como as pessoas trabalham felizes, do que pelo número de contratações. Segredo do Palmeiras dos últimos dois anos.

Feliz 2022
A partida contra o Grêmio indica o Corinthians sofrendo quando pressionado. Sylvinho deve continuar, a vaga na Libertadores ajuda, mas precisa ser mais rápido na troca de passes. Foi apenas a quinta vez do quarteto começando jogos. Eram três vitórias e um empate. ​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.