PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Zebra em Copa do Mundo é quando não há zebras

Se a surpresa marroquina se confirmar, um dos semifinalistas de 2018 estará ausente das oitavas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marrocos só precisa de um empate com o Canadá, nesta quinta-feira (1º), para se classificar às oitavas de final pela segunda vez na história. Em 1986, fechou a primeira fase na liderança de um grupo que tinha Inglaterra, Polônia e Portugal, e foi eliminada no quarto jogo, com gol de falta de Lothar Matthäus, da Alemanha, no último minuto.

Os marroquinos não são "a África" na Copa. São árabes.

Mariah é garçonete do restaurante de um hotel em Doha. Nasceu em Casablanca. Na hora do hino nacional de Marrocos, minutos antes da vitória sobre a Bélgica, pôs a mão sobre o peito e cantou em posição de sentido.

Na véspera, torcia loucamente para a Tunísia. Pergunto: "Se você é marroquina, por que torce pelos tunisianos?" Respondeu: "Somos vizinhos". Os árabes estão na Copa torcendo pelos árabes, o que talvez ajude a explicar a vitória saudita contra a Argentina.

Um jogador de Marrocos pula em direção a outros dois vibrando
Marroquinos comemoram gol na surpreendente vitória contra a Bélgica - Manan Vatsyayana/AFP

O único país árabe a colecionar derrotas foi o Qatar, primeiro anfitrião eliminado na segunda rodada.

Se a surpresa marroquina se confirmar, necessariamente haverá um dos semifinalistas de 2018 ausente das oitavas. Ou a Bélgica, terceira colocada, ou a Croácia, vice-campeã.

Zebra em Copa do Mundo é quando não há zebras.

Quatro anos atrás ninguém apostava em croatas e belgas nas semifinais. Não se imaginava a Costa Rica nas quartas de 2014, depois de eliminar Itália e Inglaterra, nem a França excluída na fase de grupos, em 2010, Portugal semifinalista, em 2006, ou Turquia e Coreia do Sul, em 2002.

A desunião do elenco da Bélgica é a razão aparente do péssimo início, vitória magra contra o Canadá e derrota inesperada para o Marrocos. O zagueiro Vertonghen falou sobre a lentidão –ou velhice– do ataque. O técnico espanhol Roberto Martínez minimizou a crise.

A Croácia tem um time mais envelhecido do que a Bélgica. Modric foi o homem capaz de desbancar o reinado de dez temporadas com Messi e Cristiano Ronaldo revezando-se como melhores do mundo. Já tem 37 anos. Como ele, oito titulares passaram dos 30.

A geração está na história por ter chegado a uma final, como os velhos iugoslavos esperavam conseguir antes da Guerra dos Balcãs.

Em 1987, no Chile, a Iugoslávia eliminou o Brasil e ganhou o título mundial sub-20 contra a Alemanha com uma geração poderosa e cinco jogadores que levariam a Croácia à sua primeira semifinal, na França-1998: Jarni, Stimac, Suker, Boban e Prosinecki.

Um ano antes de a guerra explodir, a Iugoslávia chegou às quartas da Copa da Itália e quase eliminou a Argentina, numa decisão por pênaltis em que Maradona desperdiçou sua cobrança. Três meses antes de se iniciarem as batalhas pela independência da Croácia, o Estrela Vermelha foi campeão da Europa, com Prosinecki em seu meio de campo e Savicevic no ataque.

Foi o período mais rico da história do futebol eslavo, abortado pela guerra.

Hoje, a Croácia não quer ser surpresa pela eliminação, nem ser vista como zebra. Simplesmente pretende ir de novo às finais.

O brasão de armas croata, quadriculado em branco e vermelho, estampa sua camisa e empurra a Croácia, assim como Marrocos é levado pelo canto do hino de Mariah.

É uma unidade que talvez falte à Bélgica.

Talvez...

Copa do Mundo não se ganha com a mão no coração. Ganha-se com os pés e com a bola.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.