PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

CBF entra em recesso enquanto o mundo do futebol se agita

Achar um novo técnico não será fácil, mas Liga deveria ser prioridade pelo bem do futebol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A CBF está em recesso e só voltará a ter expediente normal no dia 12 de janeiro. É a exata noção de que o retorno do Qatar nos devolveu à rotina. Os desejos de feliz Natal e próspero Ano-Novo reforçam essa ideia. Monotonia é tudo o que o futebol do Brasil não pode ter neste momento.

Mbappé voltou aos treinos três dias depois da derrota para a Argentina, o PSG apressa a renovação de contrato de Messi pensando na Champions League, o Campeonato Inglês retoma a vida normal na segunda-feira (26), e a Apple TV apresenta nesta semana a série "SuperLiga: A Guerra pelo Futebol" –história dos clubes que tentaram desafiar a Uefa e, por consequência, produziram uma grande reforma na Liga dos Campeões.

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, no Qatar durante a disputa da Copa; confederação só deve voltar aos trabalhos em 12 de janeiro - Lucas Figueiredo - 13.dez.22/CBF

Os movimentos continuam sendo feitos, para tornar o futebol mais popular e gerar mais dinheiro, na Europa.

E o Brasil está parado.

O primeiro desafio do presidente da CBF, no retorno da Bahia ao Rio de Janeiro, será escolher o novo técnico da seleção. Já se sabe que Josep Guardiola não será. Ronaldo Fenômeno conversou com Pere Guardiola, irmão e agente do melhor treinador do mundo. Ele ficará no Manchester City até 2025.

Nesta semana, Pep admitiu que sua renovação de contrato tem a ver com o desafio de ganhar a Liga dos Campeões, depois de 12 temporadas de seca.

Carlo Ancelotti deu entrevista à rádio nacional da Itália afirmando que não sairá do Real Madrid antes de 2024, a não ser que seja demitido. Tudo gira em torno dos clubes europeus, e será assim nos próximos três anos e meio, até a Copa do Mundo da América do Norte.

O segundo desafio brasileiro é colocar de pé a Liga, única maneira de construir um campeonato na América do Sul comparável aos de Alemanha, Itália e França.

Os ingleses e espanhóis seguirão um degrau acima.

Não dá mais para se iludir com o nível da Libertadores. A Copa teve só gol de um jogador de time sul-americano, De Arrascaeta, e três de jogadores do Campeonato Croata, Orsic, Livaja e Bruno Petkovic –lembra deste?

A escolha do novo técnico não é fácil. Mesmo sabendo que a Argentina fracassou com Jorge Sampaoli, com prestígio na Europa, e conquistou o mundo com Lionel Scaloni, em sua primeira experiência, não dá para colocar qualquer um.

Há três anos, Scaloni decidiu acabar com a bagunça e a política dentro da seleção argentina. Viajavam mais de cem convidados nos aviões, os jogadores se incomodavam, nada prosperava. Scaloni ganhou carta branca para limitar as viagens aos atletas e à comissão técnica. Telefonou para Messi, explicou seus planos, disse que precisava de sua presença.

"Se é assim, eu topo", disse o maior craque do século 21.

Em três anos, a Argentina acabou com seu mais longo jejum de troféus, conquistou a Copa América e a Copa do Mundo.

Internamente, o Brasil está mais perto de se aproximar dos polos de conhecimento de futebol da Europa do que os argentinos. Os clubes do novo país campeão mundial são mais bagunçados e têm menos dinheiro.

A consolidação da Liga, se for formatada do ponto de vista empresarial, não político, se não tiver picuinhas de dinheiro de TV, poderá iniciar um novo período. Se o processo começar pelos clubes, o alicerce, e subir ao topo da pirâmide, a seleção.

O Brasil estava a três minutos da semifinal.

Hoje, está a três minutos de iniciar a transformação.

Está muito perto para ficarmos tão longe.

A política está para o futebol brasileiro como o contra-ataque da Croácia esteve para a Copa do Mundo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.