PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Copa do equilíbrio leva Croácia outra vez acima da seleção brasileira

A questão é entender como fazer o Brasil voltar à elite

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil perdeu chances demais, a ponto de consagrar Livakovic como o melhor goleiro da Copa do Mundo até as semifinais. Três pênaltis defendidos nas oitavas e mais um nas quartas. De seis mata-matas desde 2018, os croatas não ganharam nenhum no tempo normal e venceram quase todos, só perderam a decisão contra a França.

Para eles, que participaram de uma guerra civil há 30 anos para conseguir a independência, é pátria de chuteiras. É só observar as expressões dos torcedores vestidos de xadrez, vermelho e branco nas arquibancadas.

O técnico da Croácia, Zlatko Dalic, foi inteligente. Mudou o meio-campo e escalou Pasalic, da Atalanta, para dar apoio a Juranovic. Não se tratava só de dobrar a marcação sobre Vinicius Junior. Ele auxiliava na marcação do lado direito da defesa croata, protegia as tabelas de Vinicius com Neymar e abria o corredor para o lateral Juranovic atacar.

Nos primeiros 30 minutos, a Croácia atacou três vezes por aquele lado, criou um cruzamento perigoso e pendurou Danilo com cartão amarelo.

Solucionar o problema seria simples, não fosse Modric. Se Casemiro se deslocasse um pouco para o lado de Danilo, o camisa 10 da Croácia jogaria solto. Casemiro tratou de não desgrudar.

Houve bons momentos da seleção no primeiro tempo, dois chutes de Neymar, outro de Vini, a proteção da zaga funcionou e Alisson não precisou fazer nenhuma defesa.

Editoria de Arte/Folhapress

Mesmo assim, foi sofrido. Pela primeira vez na Copa, o Brasil fechou o primeiro tempo com menos posse de bola do que o rival.

Melhorou no segundo tempo. Chance clara de Neymar em bom passe de Richarlison. Chute em cima de Livakovic. Jogada de Paquetá. Mérito outra vez do goleiro croata. Chances desperdiçadas que a Copa do Mundo não perdoa. Por mais que muita gente não perceba, a Croácia é a atual vice-campeã mundial. Não é simples jogar contra eles.

Croácia mais uma vez chega mais longe do que o Brasil numa Copa do Mundo - Dylan Martinez/Reuters

Também não tem sido fácil para o Brasil medir-se contra europeus em mata-matas. Especialmente com Neymar perdendo quatro oportunidades, como perdeu.

Richarlison e Neymar invertiam papeis. O centroavante deu quatro passes para finalizações. Neymar desperdiçou chances.

Então, Neymar decidiu. Ou melhor, esteve perto de decidir, com um gol de placa, em que só não entrou com bola e tudo porque teve humildade em gol.

Só que veio o erro fatal, o contra-ataque permitido quando faltavam cinco minutos para terminar o tempo extra. Cinco minutos e se entrega um contra-ataque? Orsic, que já tinha destruído o Tottenham de José Mourinho, pelo Dínamo Zagreb, na Liga Europa, deu o passe preciso para Bruno Petkovic finalizar.

O desvio tirou Alisson da jogada.

Neymar não será o melhor jogador da Copa? E daí?

Alisson não será reconhecido como o melhor jogador do mundo? Também não tem importância.

A questão é entender como fazer o Brasil voltar a pertencer à elite, disputar semifinais sem passar vexame. A Copa do equilíbrio, do conhecimento espalhado por todas as seleções, leva a Croácia outra vez acima da seleção brasileira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.