PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Sem estabilidade São Paulo não voltará a vencer

Um time muda de técnico porque perde ou perde porque muda muito de técnico?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rogério Ceni não consegue se desvencilhar de ídolo para se tornar professor. São dois tipos de liderança antagônicos. No vestiário, como atleta, a ascendência sobre os colegas se dava pelo aspecto técnico. A dificuldade como treinador passa pela necessidade de compreender que seus liderados jamais trabalharão com o mesmo nível de compromisso e qualidade que o mito impunha a si mesmo.

As pessoas são diferentes.

Os clubes também.

Rogério deu certo no Fortaleza, o único clube de onde saiu sem ser demitido. E pagou a multa prevista no contrato, rigorosamente cumprido.

Torcida do Fortaleza homenageia Rogerio Ceni na partida contra Sao Paulo em 2019 - Stephan Eilert - 12.mai.19/Agif

No São Paulo, o goleiro se confundiu todas as vezes em que atravessou o portão do Centro de Treinamento da Barra Funda.

Mas o fracasso de 18 meses sem título não é culpa exclusiva de Rogério.

Rogério Ceni na partida Tigres 0 x 2 São Paulo, em Buenos Aires, pela Copa Sul-Americana - Agustin Marcarian - 6.abr.23/Reuters

O São Paulo mudou muito desde o tempo em que Juvenal Juvêncio ensinava os segredos de quem entra num vestiário para mandar, não para calçar chuteiras: "Se você prometeu Coca-Cola, não dê Guaraná", dizia o velho presidente.

Juvenal foi o último dos cardeais são-paulinos, não da mesma estirpe de Paulo Machado de Carvalho, Laudo Natel, Manoel Raimundo Paes de Almeida, nem mesmo de Antônio Leme Nunes Galvão.

Todos lideraram de forma democrática e com alternância de poder, diferentemente de Palmeiras e Corinthians, de longos mandatos de Delfino Facchina e Mustafá Contursi, no Parque Antarctica, de Wadih Helou, Vicente Matheus e Alberto Dualib, no Tatuapé.

Rogério Ceni na partida São Paulo 2 x 0 Academia Puerto Cabello, no estádio do Morumbi - Paulo Pinto - 18.abr.23/AFP

Apesar de democrático, o São Paulo foi um clube de dono. Laudo Natel, nas décadas de 60 e 70, Antônio Leme Nunes Galvão, nos anos 70 e 90, Juvenal Juvêncio, de 2001 até sua morte.

A mudança do estatuto, para permitir o terceiro mandato de Juvenal, transformou aquela estrutura. A partir de 2010, o Morumbi passou a ter alas, como se fosse uma escola de samba. Até 11 partidos políticos, sem nenhum líder de fato.

Julio Casares alterou outra vez o regulamento interno para poder se reeleger em dezembro deste ano. Tem o conselho deliberativo na mão, para seguir na presidência. O excesso de alas, no entanto, o obriga a fazer concessões.

É uma espécie de presidencialismo de cooptação, como em Brasília.

Há quem diga que a única saída para o São Paulo é transformar-se em SAF. Não é verdade. Virando ou não sociedade anônima, o que falta é um líder que comande a reconstrução.

Há 15 anos, o cenário político do Palmeiras era semelhante. Parecia impossível a virada que houve no Parque Antarctica. A liderança de Paulo Nobre e sua capacidade para refinanciar a dívida ajudaram a inverter o eixo do futebol. O Palmeiras virou uma potência e o São Paulo passou a ocupar o bloco intermediário.

As trocas de técnico diminuíram, mas são ainda um sintoma das pressões internas que produzem decisões para agradar correligionários e torcedores. Diferente de quando Telê Santana se mantinha no cargo cinco anos e Muricy outros três.

Telê Santana na final do Mundial de Clubes de 1993; São Paulo 3 x 2 Milan - Jorge Araújo - 12.dez.93/Folhapress

O que nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Um time muda de técnico porque perde ou perde porque troca muito de treinador?

Um clube gigante passa muitos anos sem vencer porque perde sua identidade. No caso do São Paulo, por deixar de resolver seus problemas intramuros, com os conselhos de seus velhos cardeais.

Dorival Júnior será o terceiro técnico da gestão Julio Casares, o 14º desde 2015, ano da crise que afastou o ex-presidente Carlos Miguel Aidar.

A vocação do São Paulo sempre foi a estabilidade. Enquanto ela não retornar ao Morumbi, as vitórias também não irão reaparecer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.