Raquel Landim

Jornalista especializada em economia, é autora de ‘Why Not’, sobre delação dos irmãos Batista e a história da JBS.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Raquel Landim
Descrição de chapéu Balanços

Lobby pode mudar significativamente no governo Bolsonaro

Lobistas experientes relatam que as coisas já mudaram e que não encontram interlocutores

Jair Bolsonaro (PSL) se elegeu presidente da República com a promessa de que inauguraria um novo jeito de fazer política e acabaria com o toma-lá-dá-cá que impera no Congresso Nacional. Até agora os sinais são mistos e é difícil dizer se ele vai conseguir.

Pelo menos um aspecto, contudo, parece que vai se impondo. A escolha de uma equipe econômica liberal, o avanço das investigações de corrupção, e o caixa apertado do governo prometem provocar uma revolução no lobby no país.

A mudança promete ser mais marcante na indústria. Até agora o setor industrial se mantinha no foco de atenção dos governos. Não apenas pelas relações espúrias e inconfessáveis reveladas pelas investigações da Polícia Federal, mas pelas características do setor.

0
Jair Bolsonaro na sede do governo de transição, em Brasília - Walterson Rosa/Folhapress

A indústria gera a maior parte dos empregos qualificados e paga uma fatia expressiva dos impostos —dois atributos que atraem a atenção de qualquer político. Por causa disso, seus profissionais de relações com o governo não tinham que fazer muito esforço para serem ouvidos.

Só a menção da palavra desindustrialização provocava arrepio no Congresso e no Executivo, porque significava postos de trabalho perdidos, economia desaquecida e eleitores insatisfeitos. E nem eram necessárias muitas evidências. Bastava a ameaça para soltar uma benesse tributária aqui ou uma barreira alfandegária acolá.

Lobistas experientes de Brasília relatam que as coisas já mudaram e que não encontram interlocutores no governo de transição. Com pouco acesso a Guedes e sua equipe, conversam com o vice-presidente, Hamilton Mourão, ou com o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Os dois são considerados mais sensíveis aos pleitos do setor.

Em conversas reservadas, esses profissionais explicam que a única maneira de sensibilizar a equipe econômica a partir de 2019 será com números —muitos números - que comprovem a necessidade de determinado benefício fiscal.

É a chamada “advocacy” dos Estados Unidos: uma prática política legítima de grupos, empresas ou indivíduos para influenciar as políticas públicas e a alocação de recursos. Se essa tendência efetivamente se cristalizar, será uma mudança positiva para o Brasil.

Mas existem aqui dois pontos de atenção muito importantes. O primeiro é que Guedes e seu time precisam estar abertos ao diálogo construtivo. Se permanecerem fechados em suas convicções liberais, não conseguirão a simpatia e o apoio necessário para aprovar no Congresso as reformas que o país precisa.

O segundo é que Bolsonaro – e todos aqueles que o cercam, principalmente seus filhos— precisam estar acima de qualquer suspeita. Evidências de que eles comungam das práticas mais comezinhas da velha política, como a existência de uma funcionária fantasma ou desvio de dinheiro de salário de assessor, definitivamente não ajudam.

E contra fatos não adianta esbravejar nas redes sociais e atacar o mensageiro —no caso, a mídia. A verdade sempre acaba se impondo, mesmo que demore.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.