Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão
Descrição de chapéu festa junina

Manteiga com missô dá um upgrade no milho das festas juninas

Receita é tão simples quanto deliciosa; milho verde pode ser grelhado, cozido ou assado na air fryer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As festas juninas celebram, além dos santos Antônio, João e Pedro, a colheita do milho. Não é por acaso que as estrelas do cardápio de junho sejam a canjica, a pipoca, a pamonha, o curau e o bolo de fubá.

A comida junina mais básica de todas é o milho verde. Comido na espiga, cozido, tão gostoso que não precisa de mais nada.

Precisar, não precisa. Mas sempre dá para melhorar algo que já é bom. Uma carga de temperos eleva a mais humilde espiga ao status de alta gastronomia.

E é sempre bom variar, não é?

Milho com manteiga de missô do Marcos Nogueira, o Marcão
Milho com manteiga de missô do Marcos Nogueira, o Marcão - Marcos Nogueira/Folhapress

Algo que faz bastante sucesso nos sites americanos de comida é o milho na manteiga de missô.

Como você deve ter presumido, é manteiga misturada com missô e mais algumas coisinhas. Simples demais, com um efeito arrebatador.

O missô é uma pasta de grãos fermentados —geralmente soja e/ou arroz—, de origem asiática. O nome "missô" é japonês, mas produtos correlatos são importantes nas culinárias da China e da Coreia.

Essa pasta é um concentrado de umami, o chamado quinto sabor —os outros quatro são doce, salgado, ácido e amargo. Uma colherada de missô melhora qualquer comida, não só os pratos orientais.

Você pode preparar o milho como achar melhor. Grelhado na churrasqueira fica mais gostoso, mas pode ser também cozido ou assado. Sugiro fazê-lo na air fryer: fica pronto em poucos minutos, com um queimadinho gostoso nos grãos.

Para o tempero, procure usar manteiga sem sal. O missô já é bastante salgado.

Como leva manteiga, esta não é uma comida vegana. Pode trocar por margarina? Olha...tudo pode. Eu acho horrível, mas nem vou ficar sabendo.

Quanto ao missô, as marcas brasileiras mais conhecidas são 100% vegetais. Os vegetarianos devem evitar alguns tipos de missô japoneses, vendidos em lojas especializadas, que têm peixe na composição. Sempre leia as letras pequenas do contrarrótulo.

A manteiga de missô é apenas um dos jeitos possíveis de turbinar o sabor do milho verde. Invente à vontade, mesclando temperos numa base de manteiga, maionese ou até manteiga de amendoim.

Uma variação bem interessante vem do México. Lá, o elote ("milho verde", no espanhol mexicano) é lambuzado com uma mistura de maionese, creme de leite, limão, coentro, alho, pimenta e queijo.


MILHO NA MANTEIGA DE MISSÔ

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes

50 g de manteiga

4 espigas de milho verde

2 colheres (sopa) de missô

1 dente de alho triturado

1 colher (chá) de shoyu (omita se usar manteiga com sal)

1 colher (chá) de páprica

1 colher (chá) de salsinha picada

Gergelim preto a gosto

Modo de fazer

  1. Retire a manteiga da geladeira e espere amolecer.

  2. Remova a palha e os cabelos do milho. Asse na air fryer por 15 minutos a 200º C, virando duas ou três vezes a espiga para dourar por igual. O milho também pode ser cozido, grelhado ou assado no forno.

  3. Misture a manteiga com os ingredientes restantes, menos o gergelim.

  4. Espalhe a manteiga de misso na espiga de milho quente, fazendo-a penetrar entre os grãos. Sirva o milho salpicado de gergelim.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.