Pedro, meu filho de 11 anos, é a maior medida que tenho para entender se acertei mão numa receita.
Quando ele não se entusiasma muito com a comida, sei que preciso fazer algum ajuste.
Felizmente não foi o caso aqui. O moleque ficou maluco com o giouvetsi, macarrãozinho grego em molho de carne. Vou precisar fazer comida grega direto para ele.
É macarrão (o receituário grego tem vários pratos de massa), ótimo para fazer algo diferente do espaguete e da lasanha do domingão.
O giouvetsi (ou yiouvetsi) é feito com um tipo de massa chamado kritharaki ou manestra, que tem o formato de grãos de arroz. No Brasil, encontra-se a versão italiana, rotulada como risoni, orzo ou rosmarino.
O macarrão é assado dentro de um molho de tomate com especiarias e carne, que pode ser bovina, suína ou ovina. Eu fiz com ossobuco de vitela, pois adoro a vitela do restaurante grego Acrópoles, de São Paulo.
O legal da comida grega é que ela mistura os sabores do leste e do oeste do Mediterrâneo. O molho do giouvetsi tem tanto as ervas italianas e provençais (tomilho, louro) quanto especiarias mais associadas às cozinhas turca e árabe (cominho, canela).
Uma receita que consultei recomendava tostar a massa antes de misturá-la aos líquidos, para evitar que o amido empape o caldo.
Não sei se foi por isso, mas segui a dica e deu certo. O risoni ficou soltinho.
Você usa só uma panela. Primeiro tosta o macarrão e reserva em outro recipiente. Aí prepara o molho: refoga carnes e legumes, junta tomate, vinho e temperos.
Cozinha o molho até a carne ficar macia, o que vai depender do tipo de carne escolhido.
Por fim, devolve a massa tostada, mistura bem e transfere para uma assadeira para gratinar. Daí você serve com queijo ralado, como o macarrão italiano.
Os gregos adoram queijo e têm dezenas de tipos. Para este prato, o mais comum é o kefalotyri, queijo duro de leite de vaca (ou uma mistura de vaca e ovelha).
No Brasil, o único queijo de origem grega que encontramos é o feta. Use-o com parcimônia, pois é extremamente salgado. Ou então vá de parmesão ralado mesmo.
GIOUVETSI
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
200 g de macarrão risoni
4 colheres (sopa) de azeite
400 g de carne de boi, vitela, porco ou carneiro em cubos
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
½ cenoura picada
1 lata de tomates pelados
200 ml de vinho tinto seco
1 colher (chá) de cominho
1 colher (chá) de tomilho ou orégano
2 folhas de louro
1 colher (café) de noz-moscada
1 pitada de canela
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Queijo ralado a gosto
Modo de fazer
-
Em fogo baixo, toste o macarrão em metade do azeite até dourar. Cuidado para não queimar. Reserve.
-
Doure a carne no azeite restante. Acrescente cebola e alho e refogue. Junte a cenoura, o tomate, o vinho, 200 ml de água e os temperos. Cozinhe até a carne ficar macia, juntando mais água de for preciso.
-
Aqueça o forno em temperatura alta. Misture o macarrão com o molho (descarte o louro), ajuste sal e pimenta e transfira para uma assadeira. Assegure-se de que a pasta esteja imersa no líquido.
-
Asse por meia hora. Na metade desse tempo, verifique se é preciso acrescentar mais água. Sirva quente com queijo ralado e um bom azeite extravirgem.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.