Reinaldo Figueiredo

Humorista e cartunista, um dos criadores do Casseta & Planeta. É autor de “A Arte de Zoar”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Figueiredo
Descrição de chapéu humor Futebol

Torcidas organizadas em debate

A ruptura das narrativas e do tecido ósseo na prática organizacional das torcidas

Diante de um auditório lotado, o sociólogo encarregado de mediar o debate deu início aos trabalhos. Agradeceu a presença do público e explicou os objetivos daquele seminário, cujo título era "A ruptura das narrativas e do tecido ósseo na prática organizacional das torcidas". Em seguida, apresentou os debatedores: Juazenéguer das Dores, chefe da torcida "Juventude Bombada da Mancha Roxa", e Mário Chulipa, chefe da torcida "Boçais da Cruel". Para começar, o mediador pediu que cada um fizesse uma rápida explanação sobre os conceitos básicos da sua torcida.

 

Ilustração
Reinaldo Figueiredo/Folhapress

"Infelizmente a sociedade ainda não entendeu a nossa proposta", disse Juazenéguer, "Somos muito incompreendidos. Somos uma torcida jovem, nosso trabalho está apenas no começo e, no entanto, já somos alvo de muitas críticas... Isso é injusto, é frustrante, é revoltante!". Nesse momento, ele se levantou, ficou vermelho e soltou uma espuma pelos cantos da boca. O mediador pediu que ele se acalmasse e passou a palavra ao outro debatedor.

Mário Chulipa agradeceu a oportunidade e disse: "É um prazer participar deste debate ao lado do meu colega da Juventude Bombada, apesar de ser, para mim, um enorme sacrifício ter que ficar aqui olhando essa camisa deles, com essas cores horrorosas. Eu fico até arrepiado, essa camisa é muito escrota, parece coisa de boiola..." .

O mediador disse a Juazenéguer que ele tinha direito a uma réplica. O debatedor ficou pensando numa resposta mas, depois de alguns segundos de silêncio, preferiu pegar a cadeira na qual estava sentado e tacar em cima do Chulipa. Juazenéguer sabia que a cadeira era um argumento poderoso. A cadeira bateu na cara do Chulipa e atingiu o ponto de vista dele, que ficou todo roxo.

Enquanto Mário Chulipa ainda estava no chão, desorientado com aquela réplica, o mediador aproveitou para fazer uma pergunta a Juazenéguer: "Você não acha que essa atitude excessivamente viril tem a ver com o fato de que o membro viril de vocês não atinge o tamanho padrão determinado pela Fifa?".

A resposta foi imediata. Juazenéguer partiu para cima do mediador e, usando o microfone como um tacape, desferiu vários golpes na cabeça do sociólogo. O outro debatedor se levantou e, solidarizando-se com o colega, deu mais alguns golpes de microfone no mediador. Os seguranças e os paramédicos entraram no palco e conseguiram controlar a situação. O mediador foi imediatamente conduzido ao hospital, em estado grave.

Horas depois, as autoridades esportivas divulgaram uma nota oficial, estabelecendo que, de agora em diante, os debates serão realizados em três auditórios diferentes, um para cada debatedor e outro para o mediador.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.