Reinaldo Figueiredo

Humorista e cartunista, um dos criadores do Casseta & Planeta. É autor de “A Arte de Zoar”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Figueiredo

Um crime contra o colarinho branco

Esta coluna levanta uma questão crucial para o país e para a humanidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma das obrigações do colunista de um grande jornal é criar polêmicas. Sei que o Brasil já está imerso em um monte de polêmicas e extremamente polarizado, dividido entre bolsonaristas e comunistas, palmeirenses e corintianos, terraplanistas e redondistas, mas acho que, a esta altura do campeonato, uma polêmica a mais ou a menos não vai fazer muita diferença. Sendo assim, lanço aqui mais uma questão que certamente vai polarizar as opiniões: a discussão sobre a legitimidade ou não de se tomar cerveja no gargalo, direto da garrafa.

Nas últimas décadas, este se tornou um hábito muito difundido e, inclusive, vem sendo estimulado pela indústria cinematográfica e pelos meios de comunicação em geral. A todo momento vemos nos filmes, séries, comerciais e telejornais, vários personagens, e também ministros, deputados, senadores, policiais, bandidos, milicianos e até mesmo cidadãos de bem, todos tomando a sua cervejinha pelo gargalo, dispensando o uso do copo. Como todo mundo sabe, ou deveria saber, a cerveja é uma bebida espumante e por isso deve ser despejada num copo, de modo que sua espuma também seja alvo da degustação dos cervejistas.

ilustração coluna Reinaldo Figueiredo
Reinaldo Figueiredo

Até agora não sabemos qual é o posicionamento dos filhos do presidente sobre essa questão crucial pra o futuro do país e da humanidade, mas achamos conveniente que as autoridades sanitárias lancem uma campanha do tipo "O Ministério da Saúde adverte: beber cerveja pelo gargalo faz mal à cerveja".

Pronto, foi dado o pontapé inicial. Agora é só acompanhar, nas redes sociais, a briga de foice que vai acontecer entre os gargalistas e os colarinhistas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.