Reinaldo José Lopes

Jornalista especializado em biologia e arqueologia, autor de "1499: O Brasil Antes de Cabral".

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Reinaldo José Lopes

Redes sociais devem ser reguladas pelo comportamento do usuário

Problemas causados por elas já são questão de saúde pública

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Enquanto em Brasília os deputados estão ocupadíssimos espoliando os povos indígenas, o debate sobre a regulação das redes sociais arrefeceu bastante, e sabe-se lá quando há de voltar à berlinda legislativa. Nesse meio-tempo, é um bocado desesperador perceber como as propostas de enfrentar o problema ignoram completamente uma de suas raízes.

Que o leitor não me entenda mal: é claro que passou da hora de criminalizar e extirpar discursos de ódio e ameaças de violência com os mesmos mecanismos que permitem a punição deles no mundo offline. A questão aqui é outra. Por mais expeditas que sejam as retaliações, e por mais que elas pesem no bolso da indústria da tecnologia, elas continuarão sem mexer na arquitetura comportamental que é parte indissociável do atual horror online.

Os mecanismos de produção em massa de ansiedade, formação de bolhas ideológicas e caixa de ressonância de extremismos estão embutidos na maneira como funcionam as "timelines". O botão de "rolar para baixo" infinito, os "joinhas" ou "desjoinhas" dos vídeos e as caixas de comentários não são mecanismos neutros. Foram feitos para maximizar "engajamento" —o tempo gasto por bilhões de usuários naquele ecossistema— à custa de que seja possível com uma conversa humana decente.

Grupo Avaaz faz protesto pedindo a regulamentação das redes sociais no gramado em frente ao Congresso Nacional - Pedro Ladeira - 2.mai.23/Folhapress

E, na internet, o fato é que não existe engajamento ruim. Raiva e ódio "engajam" com tremenda facilidade e ajudam a espalhar conteúdos, frequentemente entregando ideias extremistas na porta virtual de quem jamais ouviria falar dos reptilianos, dos machos sigma ou do Foro de São Paulo em seu habitat natural.

Levando tudo isso em conta, qualquer intervenção que não propuser regular a maneira como as big techs estão usando esses padrões de incentivos comportamentais estará, na melhor das hipóteses, atacando apenas parte do problema. É preciso usar as ferramentas da psicologia social para projetar —e exigir das redes— uma lógica que desfaça esse tipo de nexo nefasto. E, veja só, é possível fazer isso sem regular diretamente o conteúdo.

O que abordei até agora também é questão de saúde pública, além de ser caso de polícia. Começam a se acumular os estudos que mostram uma conexão considerável entre a maneira como as redes sociais funcionam e o aumento de problemas de saúde mental entre adolescentes e jovens nos últimos anos.

"Ah, mas é só não acessar": o que aprendemos com a indústria do cigarro, do álcool e (cada vez mais) da comida industrializada é que é burrice imaginar que a força de vontade humana, desnuda, é páreo para esse tipo de incentivo.

Se regulamos severamente anúncios de cigarro, por que diabos os algoritmos das redes sociais mereceriam tratamento especial?

Exemplo da advertência em embalagens de cigarro
Exemplo da advertência em embalagens de cigarro - Divulgação/Anvisa

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