Renata Mendonça

Jornalista, comenta na Globo e é cofundadora do Dibradoras, canal sobre mulheres no esporte.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renata Mendonça

Mulheres vivem momento histórico em transmissões esportivas

Espanto por ouvir narradoras em uma partida está com os dias contados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“É uma mulher narrando?”. A primeira reação costuma ser de estranhamento. E não poderia mesmo ser outra. Em quase um século de transmissões do futebol no rádio e em pelo menos seis décadas dos jogos na TV, ouvimos sempre homens dando voz ao espetáculo.

Salvo raras e esporádicas exceções do passado (mas não de menor importância), o momento que vivemos é único. Nunca foi tão “fácil” ouvir narrações femininas nas transmissões esportivas. Para além de pioneiras como Zuleide Ranieri (na Rádio Mulher na década de 1970) e Luciana Mariano (na Band na década de 1990), hoje podemos dizer que a narração feminina é uma realidade ---e, por que não, uma tendência. Um caminho sem volta.

Quem assistiu ao jogo entre Grêmio e Pelotas pelo Campeonato Gaúcho neste domingo (28) no Premiere ouviu Renata Silveira narrar os quatro gols da partida de forma brilhante.

Quem é fã de NBA, pôde acompanhar a transmissão espetacular de Boston Celtics e Milwaukee Bucks na ESPN com narração de Natália Lara e comentários de Alana Ambrosio.

Quem acompanha futebol feminino viu há pouco mais de uma semana o título da Ferroviária na Libertadores sendo narrado e comentado por mulheres incríveis na Band. Isabelly Morais comandou a transmissão ao lado das ex-jogadoras Alline Calandrini e Milene Domingues.

A presença e, principalmente, a frequência delas nos canais de TV faz deste um momento histórico. Três dos principais veículos esportivos do país (Grupo Globo, ESPN/Fox e TV Bandeirantes) têm narradoras no seu quadro fixo. Isso significa que se, outro dia, o torcedor gremista se surpreendeu ao ouvir a narração de uma mulher, amanhã será o torcedor colorado, e depois o palmeirense, o corintiano, o flamenguista.

Os apaixonados por basquete já vão ver outro jogo nesta semana com a dupla feminina na transmissão. E os entusiastas do futebol feminino poderão comemorar mais e mais jogos narrados e comentados por mulheres.

Quem porventura estiver zapeando os canais terá mais chances de se deparar com uma voz feminina numa transmissão esportiva. E, por algum tempo, a reação ainda ser esta, de choque: “é uma mulher narrando?”. Mas esse espanto está com os dias contados.

Quanto mais ouvirmos mulheres na narração, menos acharemos “estranho” ouvi-las. Outro dia, no raio-x do aeroporto, o funcionário me disse: “Acho muito legal mulher falando de futebol. Agora tem até narradora, né?”, ao que o outro colega de trabalho se tratou de responder: “se é mulher ou homem, o que importa é ser competente”.

Não poderia concordar mais. Mas seria muita ingenuidade da nossa parte achar que, em quase um século de futebol no rádio e em 60 anos de futebol na TV, nunca houve mulheres competentes para narrar ou comentar jogos, não é mesmo? O problema é que sempre nos fizeram acreditar que a presença exclusivamente masculina no esporte era o “normal”. Qualquer coisa fora disso seria uma aberração.

Talvez por isso, até hoje, mulheres que gostam de futebol tenham que presenciar reações espantosas quando começam a falar do jogo em uma mesa de bar, numa conversa na rua ou no papo com o taxista. “Nossa, você entende mesmo, hein?”.

Elas (nós) ainda são exceção, precisamos admitir. Não por uma questão “natural”. É por sempre termos ouvido e visto homens fazendo parte do jogo que nos sentimos excluídas dele. Mas há uma mudança em curso. Quanto mais a narração e os comentários femininos em transmissões fizerem parte da rotina das novas gerações, mais meninas e mulheres saberão que esporte também é lugar delas.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.