Renato Terra

Roteirista e autor de “Diário da Dilma”. Dirigiu o documentário “Uma Noite em 67”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renato Terra
Descrição de chapéu

Mais Marielles, menos militares

Intervenção militar nenhuma provocará mudanças tão estruturais na periferia quanto o trabalho de Marielle

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Peço licença para abrir uma exceção. O assassinato brutal da vereadora Marielle Franco não permite que ocupe esse espaço com humor.

Marielle fez várias denúncias corajosas ao longo de sua vida. Dias antes de morrer, ergueu a voz contra assassinatos e intimidações na favela de Acari. Reunia acusações de moradores da Vila Kennedy contra a ação da prefeitura que demoliu quiosques em uma praça. São dois exemplos recentes.

Mas também tinha outro talento transformador: irradiava autoestima para negros, para mulheres, para favelados, mais especificamente para mulheres negras faveladas.

Essa combinação de coragem para denunciar e autoestima para mudar é, de longe, mais eficiente do que uma intervenção federal na segurança.

Sua trajetória pessoal é exemplo disso. Moradora do Complexo da Maré, perdeu uma amiga vítima de bala perdida. Foi mãe aos 19 anos.

"Imagine a perspectiva de uma mulher negra, favelada, mãe adolescente e casada, com uma relação que não era das melhores. O estigma era que eu iria ser mulher de bandido ou cometer delitos. Mas, no final, o que a Luyara me dá é uma estrutura, um sentido de que eu deveria ir estudar e conseguir sustentá-la e criá-la de uma maneira melhor", afirmou Marielle ao Jornal da PUC.

O Pré-Vestibular Comunitário da Maré a levou à PUC-Rio. Trabalhou em dois períodos, cuidou da filha e se formou em Ciências Sociais. Fez mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro, com 46.502 votos.

Votei nela com orgulho e esperança.

A vida de Marielle inspira os moradores da Maré muito mais do que os soldados que passam por ali, vão e voltam. Nenhuma intervenção militar provoca mudanças tão estruturais na periferias quanto o trabalho e a trajetória de Marielle.

É preciso renovar a política com vozes da periferia, com ideias como a que Marielle destacou em seu site. "Acredito que ocupar a política é fundamental para reduzir as desigualdades que nos cercam".

As ideias de Marielle não podem morrer.

Ilustração da coluna da Renato Terra desta sexta-feira (16)
Ilustração da coluna da Renato Terra desta sexta-feira (16) - Debora Gonzales

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.