Renato Terra

Roteirista e autor de “Diário da Dilma”. Dirigiu o documentário “Uma Noite em 67”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renato Terra
Descrição de chapéu

Gilmar Mendes absolve Geisel

Habeas corpus do ministro mantém alma do ex-presidente vagando no limbo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após mandar soltar Paulo Preto, operador do PSDB, e Milton Lyra, operador do PMDB, o ministro Gilmar Mendes concedeu habeas corpus para o ex-presidente Ernesto Geisel, operador do Doi-Codi.

Num documento recente descoberto pelo pesquisador Matias Spektor, Geisel é confrontado com relatos de mortes e torturas na ditadura militar e responde: “Tem que manter isso aí, viu?”.

Na decisão, Gilmar Mendes afirmou que Geisel não pode ser condenado porque foi submetido a constrangimento ilegal. “Na hipótese dos autos, houve abuso de poder por parte de Matias Spektor. Este sim um subversivo perigoso que pode ser condenado a qualquer momento”, escreveu o magistrado.

Ilustração
Débora Gonzales/Folhapress


O habeas corpus de Gilmar Mendes mantém a alma de Geisel vagando no limbo até que seus crimes prescrevam.

O Twitter do General ​

A conta do general Villas Boas no Twitter está sob investigação. Na véspera do julgamento de Lula, Villas Boas publicou dois tuítes. Num deles, escreveu: “Asseguro à Nação que o Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à Democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais”.

Analistas da conjuntura notaram que o militar não publicou uma linha sequer sobre o documento divulgado por Matias Spektor, cujo assunto enunciado no cabeçalho era: “Decisão do presidente brasileiro Ernesto Geisel de continuar a execução sumária de subversivos perigosos, sob certas condições”.

Há duas suspeitas. A primeira é que hackers comandados por Matias Spektor, agente subversivo que pode ser condenado a qualquer momento, teriam apagado os comentários do general sobre Geisel, no intuito de questionar a legitimidade do Exército de reconhecer seus erros.

A segunda recai sobre uma falha técnica generalizada causada pelo uso de expressões estranhas a uma Instituição que não reconhece os crimes da ditadura. “O uso de termos como ‘Democracia’, ‘Respeito à Constituição’, ‘Paz Social’ e ‘Repúdio à Impunidade’ no tuíte da véspera do julgamento de Lula pode ter causado um severo bug.

Contador

Estamos trabalhando há 65 dias sem saber quem matou —e quem mandou matar— Marielle Franco.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.