Renato Terra

Roteirista e autor de “Diário da Dilma”. Dirigiu o documentário “Uma Noite em 67”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renato Terra

Gerador de Olavo de Carvalho

Sorocabano desenvolve gerador automático de pensamentos do filósofo

O programador sorocabano Valmir Fernando Hisselman lançou hoje um aplicativo que formula pensamentos de Olavo de Carvalho automaticamente. "Basta preencher alguns campos e pronto! O usuário contará com uma linha de raciocínio completa para justificar qualquer argumentação", disse. Em seguida, completou: "Sem ideologia, claro".

Com um protótipo em mãos, Valmir explicou que o sistema possui um algoritmo capaz de reproduzir a lógica do professor. "O primeiro campo do formulário é INIMIGO. Com a definição de um alvo, o algoritmo cria uma argumentação vazia de ideias, mas recheada de retórica colérica para deslegitimar o interlocutor", disse Valmir, fumando um cachimbo.

"O algoritmo sabe que há sempre alguma doutrinação por trás de quem discorda da gente. Ninguém elabora uma visão de mundo por conta própria", concluiu.

Ilustração
Débora Gonzales/Folhapress

O campo INIMIGO já vem preenchido com a palavra ESQUERDA, mas pode ser alterado mediante anuidade de US$ 1.200.

Para obter um pensamento, o usuário deve completar os seguintes tópicos: assunto, signo e xingamento favorito.

Esta coluna fez o teste. Preenchi os campos da seguinte maneira: inimigo: esquerda| assunto: Los Hermanos anuncia turnê pelo Brasil em 2019 | signo: touro| xingamento: pústula.

Eis o argumento: "O projeto da esquerda não é o socialismo, é a manutenção do poder. Los Hermanos anuncia turnê pelo Brasil em 2019 para impregnar marxismo-lírico-gayzista e o cheiro da maconha. Los Hermanos usam barba porque têm um problema com a paternidade. Então me digam: se não tem pai, a gente nasce de quem? Deixe de ser abortista! Você não pode respeitar esses pústulas".

Encantado, refiz o formulário e, por ser um protótipo, consegui alterar o inimigo para Darth Vader. Ficou assim: Darth Vader| Julgamento da Taça das Bolinhas| leão| crápula.

Deu: "Se as leis requerem interpretação, não existe lei. A Taça das Bolinhas, portanto, será julgada segundo os princípios do lado negro da Força —e não da Bíblia. Ou seja: o juiz ficará de cócoras diante dos abortistas, das feministas, dos maconheiros, dos Los Hermanos [erro 474]. A lei é um fantoche para manter o projeto de poder de Darth Vader, seu crápula".

Contador

Estamos trabalhando há 268 dias sem saber quem matou —e quem mandou matar— Marielle Franco.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.