Renato Terra

Roteirista e autor de “Diário da Dilma”. Dirigiu o documentário “Uma Noite em 67”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renato Terra
Descrição de chapéu
marco temporal indígenas

E se o marco temporal valesse pra tudo?

Uma tese que comprova o absurdo da tese

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De acordo com a Câmara dos Deputados, o "marco temporal é uma tese jurídica segundo a qual os povos indígenas têm direito de ocupar apenas as terras que ocupavam ou já disputavam em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição".

O projeto foi aprovado pelos deputados no dia 30 de maio e seguiu para o Senado. Em paralelo, o STF julga a constitucionalidade da tese.

Sobre um fundo verde há uma silhueta de mulher violeta, usando um rabo de cavalo lateral laranja, preso com um prendedor fúcsia. A mulher também veste um óculos de armação rosa e lentes redondas verdes e ponterios violeta desenhados nas lentes.
Publicada nesta quinta-feira, 8 de junho de 2023 - Débora Gonzales

Para evidenciar a bizarrice da tese do marco temporal, basta aplicá-la a outras áreas da sociedade.

Por exemplo: o marco pentecostal é uma tese jurídica segundo a qual os templos da Igreja Universal têm direito de ocupar apenas os imóveis que ocupavam ou já disputavam em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição.

De acordo com o marco eleitoral, os deputados e senadores têm direito a ocupar uma vaga legislativa levando em conta a votação que receberam até 1988.

O marco nupcial é a tese jurídica que defende que somente serão válidos os casamentos de Fábio Jr. sacramentados até 1988.

Já o marco mundial estabelece, para todo sempre, que só serão válidos os títulos Mundiais do Palmeiras conquistados até 1988.

Teríamos ainda o marco rabo de cavalo lateral. Pela nova legislação, todos os brasileiros deverão retomar o corte de cabelo que era moda em 1988. Adeptos da nova tese defendem que Alexandre de Moraes adote mullets e que André Mendonça continue implantando cabelo até atingir a capilaridade de Axl Rose. Rosa Weber manifestou sua posição contrária ao "undercut" com trança.

Pessoas nascidas antes de 1988 não poderão promover nenhum chá de revelação de acordo com as regras do novo marco revelacional.

A implementação do marco astral dará validade apenas às previsões dos signos realizadas até 1988. Arianos já acampam em frente ao STF.

Parte considerável dos defensores do marco autoral defende que a veiculação de filmes estrelados por Adam Sandler deve ser restrita à obra do ator realizada até 1988.

Por fim, a tese abre a brecha para o marco legal: uma tese jurídica segundo a qual os brasileiros têm direito de seguir apenas as leis que vigoravam ou foram elaboradas em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.