Renato Terra

Roteirista e autor de “Diário da Dilma”. Dirigiu o documentário “Uma Noite em 67”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renato Terra

Meu ditador favorito

Já escolheu o seu?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No Globo Repórter desta semana, vamos descobrir que ditadores se alimentam de exércitos e de narrativas. Vamos acompanhar a migração de grupos autoritários que se espalham pelo Brasil adentro e pelo exterior. Como vivem os malabaristas da oratória em Miami? De que se alimentam os príncipes sofistas do ABC? Até onde conseguem equilibrar argumentos autoritários para garantir sua sobrevivência?

No MasterChef de hoje, vamos preparar uma receita de ditadura gratinada: viole brutalmente os direitos humanos. Imponha a censura. Ataque a imprensa. Destrua o Legislativo e o Judiciário. Julgue, prenda e torture sem prestar contas a ninguém. Restrinja liberdades individuais. Esfarele a democracia. Tempere a gosto e coloque na panela de pressão.

Hoje, no Programa do Ratinho, o teste de DNA vai comprovar que Nicolás Maduro, Viktor Orbán, Vladimir Putin, Mohammed bin Salman e Kim Jong-un têm mais semelhanças do que diferenças.

Não perca a nova novela das nove: a incrível narrativa do presidente que foi eleito para salvar a democracia brasileira e que estende tapete vermelho para ditadores.

Sobre um fundo verde há uma roleta violeta, sobre cada uma das faces cinzas há uma silhueta geométrica numerada cor verde limão, com a cara e o número brancos.
Ilustração de Débora Gonzales para coluna de Renato Terra de 1º de junho de 2023 - Débora Gonzales

No Masked Singer Brasil, vamos receber um estadista mascarado. Ele canta com sua voz rouca para embalar a militância com a indicação de seu próprio advogado para o Supremo Tribunal Federal.

Agora, no Cidade Alerta: Jovem petista tenta criticar atitudes autocráticas de Lula e acaba internado no Sírio-Libanês. "Por sorte, tinha um bom plano de saúde", diz José de Aguiar, conhecido como Aguiarzinho. Põe na tela!

Interrompemos a nossa entrevista de hoje no Roda Viva porque nosso convidado teve uma pane cognitiva e falou em línguas ao ser confrontado com uma pergunta sobre corrupção no governo Bolsonaro. Ele foi encaminhado para o Sírio-Libanês. "Por sorte, Deus tinha um bom plano para mim", disse o deputado cassado.

Uma pausa para nossos comerciais: Você que está em casa já parou pra pensar nos traços impressionantemente semelhantes entre Hugo Chávez e Jair Bolsonaro? A diferença é que Chávez conseguiu colocar seu plano em prática. A inaptidão de Bolsonaro para trabalhar é tão grande que o capitão tentou sabotar o Exército, a Câmara, a Presidência e o seu cartão de vacinação sem sucesso. Por isso, tome Ginkgo biloba e aumente sua capacidade de concentração.

É hoje! Quem você quer eliminar? Prepare-se para mais um paredão triplo: você pode votar em Garrastazu Médici, Getúlio Vargas ou Nicolás Maduro. E aí, Brasil? Já escolheu seu ditador favorito?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.