Renato Terra

Roteirista e autor de “Diário da Dilma”. Dirigiu o documentário “Uma Noite em 67”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renato Terra
Descrição de chapéu LGBTQIA+

A obsessão dos pastores com a ilha deserta

Fragmentos de um discurso homofóbico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No dia 19 de setembro, uma comissão da Câmara discutia um projeto de lei pela proibição do casamento homoafetivo. Foi quando o pastor Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) recorreu a esta elaborada reflexão: "Homem nasce como homem, com binga, portanto, com pinto, com pênis. Mulher nasce mulher, nasce com sua cocota, sua tcheca, portanto sua vagina. Mesmo com o direito à fantasia, homem mesmo cortando a binga não vai ser mulher, mulher tapando a cocota, se for possível, não será homem".

Em seguida Isidório concluiu. "Pode botar dois homens numa ilha. Duas mulheres na próxima ilha. Que você, chegando lá, vai encontrar a mesma coisa. Coloque-se um homem e uma mulher numa ilha separada que lá vai se encontrar a procriação."

A obsessão dos religiosos evangélicos com a ilha deserta não é de hoje. "Vamos arrumar uma ilha deserta e mandar dois gays para lá. Quero ver se depois de anos haverá raça humana", disse Silas Malafaia em 2013. "Coloca essas pessoas numa ilha e depois de 50 anos volta para ver; não vai ter mais ninguém", declarou o vereador em Mato Grosso do Sul pastor Sérgio Nogueira, em 2014.

Não precisa nem evocar a imagem de Tom Hanks em "O Náufrago". A sugestão é tão descabida que basta imaginar a mesma situação com um casal hétero.

Ilustração de Débora Gonzales publicada na Folha de S.Paulo em 29 de setembro de 2023 mostra um pedaço de tecido verde militar, com a bandeira do Brasil estampada. Ele aparece na areia da praia. Ao fundo, o mar verde e o céu azul.
Ilustração de Débora Gonzales para coluna de Renato Terra de 28 de setembro de 2023 - Débora Gonzales/Folhapress

Coloque Victoria e David Beckham largados e pelados numa ilha deserta e depois de 50 anos volte para ver. Imagine desovar Angélica e Luciano Huck numa ilha deserta e dizer: "Procriem! Voltamos em 50 anos!".

Alguém imagina que, décadas depois, encontraremos uma prole saudável que planta, caça, constrói casas nas árvores, empreende e faz crossfit? Mas, mesmo que isso aconteça, os pastores sugerem que os filhos procriem entre si? Duvido.

Aos fatos: em 2016, o casal Linus e Sabina Jack "arrumou" uma ilha deserta no oceano Pacífico. Durante duas semanas, 14 navios e dois aviões foram mobilizados. O casal hétero foi resgatado depois que oficiais da Marinha americana sobrevoaram o local e leram o sinal de SOS escrito na areia. Não houve clima para procriação.

A lista de argumentos baseados na realidade é bastante longa. Mas, se quisermos embarcar no delírio da ilha deserta, ainda é possível formular uma pergunta: "Vamos arrumar uma ilha deserta e mandar um casal de pastores evangélicos para lá. Quero ver se depois de 50 anos alguém estará rico. Ou tenha sido eleito deputado".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.