Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira

Nasci para te conhecer, ditadura

Para o povo brasileiro, que é malandro, a prisão e a tortura são medicinais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Winston Churchill disse famosamente que “a democracia era o pior de todos os sistemas com exceção dos outros” e ainda hoje é citado com admiração.

Bolsonaro concorda plenamente com a frase até à palavra “sistemas” e é xingado. A diferença são apenas quatro palavras a menos. É o suficiente para determinar que um seja um renomado estadista mundial e outro um reles antidemocrata?

As pessoas podem ser muito mesquinhas. Algumas dessas pessoas integram a organização Human Rights Watch. 

Eles divulgaram um comunicado que dizia: “Bolsonaro critica com razão os governos cubano e venezuelano por violarem os direitos básicos da população. No entanto, ele celebra ao mesmo tempo uma ditadura militar no Brasil […]. É difícil imaginar um exemplo mais claro de dois pesos e duas medidas”.

Ilustração
- Luiza Pannunzio/Folhapress

Ora, ter dois pesos e duas medidas é questão de sensatez. 

Se na rua alguém me abrir a barriga com uma lâmina, isso é um crime; mas se no hospital um médico fizer o mesmo, é medicina. São dois pesos e duas medidas.

Do mesmo modo, os povos cubano e venezuelano, que são dóceis e bons, não merecem uma ditadura. Mas para o povo brasileiro, que é malandro, a prisão e a tortura são medicinais. As ditaduras de esquerda são facadas na rua; as ditaduras de direita são tratamentos médicos com bisturi.

Há muita gente que não tem o palato educado para as ditaduras. São fracos sommeliers de regimes políticos. Dou outro exemplo: alguns apreciadores de golden shower devem ser denunciados no Twitter; com outros, a gente se reúne amigavelmente na Casa Branca. O mundo é complexo, gente.

Entretanto, Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, disse que o nazismo foi um movimento de esquerda. Algumas pessoas discordam. Por exemplo, todos os nazistas. Nenhum deles se diz de esquerda. Na verdade, eles abominam a esquerda. 

Mas agora coloca-se o problema: se você discorda de Ernesto Araújo, você concorda com os nazistas. E quem concorda com nazistas costuma ser nazista. Ou seja: ou você é nazista, ou você é como Ernesto Araújo. 

A vida não está fácil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.