Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira
Descrição de chapéu

Obrigado, Arthur do Val: sua fala nos ajudou a definir o limite da cretinice

Até Bolsonaro considerou asqueroso o comentário de Mamãe Falei sobre a Guerra da Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sinceramente, agradeço. Era uma dúvida que eu tinha: até que ponto a gente tolera cretinice? Quando Trump revelou o modo como lidava com mulheres bonitas que acabava de conhecer, desculpou-se dizendo que se tratava de conversa de vestiário. Muita gente concordou. Eu também. Porque, supus, estávamos a falar do vestiário da prisão. Acredito que seja o tipo de conversa que decorre lá.

Entretanto, Bolsonaro disse ter tido quatro filhos e uma filha, pois, depois de ter concebido os quatro homens, deu uma fraquejada. Ele já tinha revelado que não estupraria uma deputada porque ela não fazia seu gênero, e tinha acusado uma jornalista de querer "dar o furo".

No desenho de Luiza Pannunzio, um homem branco de braços cruzados, cabelos bem aparados, barba cerrada, vestindo camisa social azul, calça, cinto e sapatos pretos - encara o leitor. Na altura da sua cabeça há uma caixa de diálogo na cor amarela com a frase: "As mulheres ucranianas são fáceis, porque são pobres." Abaixo, próximo aos pés do personagem está também escrito Arthur do Val mamãe falei - autor da frase. As cores no desenho referenciam a bandeira da Ucrânia.
Ilustração publicada em 13 de março de 2022 - Luiza Pannunzio

Os filhos que Bolsonaro teve sem fraquejar também têm produzido várias declarações que costumam ser consideradas manifestações de "masculinidade tóxica". Discordo da designação. Por uma razão simples: aquilo não é masculinidade. Quando um touro defeca, isso não é bovinidade tóxica. Não decorre do fato específico de ele ser um boi, mas sim do fato geral de ele ser um animal. Mas agora, finalmente, descobrimos o nosso limite.

Quando as opiniões de Arthur do Val, conhecido pelo apelido Mamãe Falei, se tornaram públicas, percebemos que a nossa linha vermelha era aquela. E também ficou clara a razão pela qual o deputado é, ao que parece, o orgulho de sua mamãe sempre que fala.

Confrontado com o horror da guerra, ele conseguiu operar um milagre de que só os maiores poetas são capazes: descobrir, no meio da devastação, uma flor. No caso, contemplou o cenário desolador e notou que as mulheres ucranianas, além de bonitas, são, e cito, "fáceis, porque são pobres".

Todos pensávamos que nada de bom podia sair da guerra, mas Arthur do Val descobriu um aspecto positivo. Infelizmente, essas declarações assinalaram o fim da nossa tolerância à cretinice. Até Bolsonaro as considerou asquerosas, que é a maior condenação possível.

Quando Bolsonaro acha que uma opinião sobre mulheres é inaceitável, sabemos que alguma coisa muito grave foi dita.

Agora resta saber que tipo de punição social vai ter Arthur do Val. Espero que não seja alvo de um ostracismo tal que o condene à miséria. Embora essa condição de vulnerabilidade o tornasse fácil. E se alguém consegue encontrar o lado positivo dessa circunstância é ele.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.