Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira

Invasão de Brasília vai tornar o Brasil famoso no mundo depois da morte de Pelé

Evento foi notícia global e criou conceitos novos, de vândalo do bem, patriota antipatriota e de crente contra lei divina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A invasão de Brasília ofereceu-nos algum consolo, depois dos dias tristes que vivemos. Pelé morreu, mas soubemos que, apesar de tudo, continua a ter brasileiros capazes de tornar o Brasil famoso no mundo inteiro.

As imagens correram o planeta, mostrando um acontecimento extraordinário, que deu origem a vários conceitos que até aqui pareciam constituir impossibilidades filosóficas.

O primeiro é o do vândalo de bem. Bolsonaro declarou famosamente que os seus apoiadores eram cidadãos de bem, pelo que aquilo a que assistimos foi destruição virtuosa, vandalismo decente, criminalidade honrada.

No desenho de Luiza Pannunzio uma pessoa usando chapéu, meias e tênis, embalada na bandeira do Brasil está em cima de um cubo branco retangular, agachada, defecando. Acima dela está escrita a frase: cidadão de bem fazendo merda.
Ilustração de Luiza Pannunzio para coluna de Ricardo Araujo Pereira - Luiza Pannunzio

O segundo é o do patriota antipatriota. Os bolsonaristas, informou também o ex-presidente no seu vídeo de despedida, amam a bandeira. O que significa que é possível praticar desordem por amor a uma bandeira em que está escrita a palavra ordem.

O terceiro é o do crente que ignora a lei divina. Bolsonaristas colocam Deus acima de todos —e, no entanto, os invasores do Palácio do Planalto terão defecado nos corredores e nas salas. Ora, em Deuteronômio, capítulo 23, versículo 13, Moisés determina: "Como parte do seu equipamento, tenham algo com que cavar, e quando evacuarem, façam um buraco e cubram as fezes".

E os manifestantes íntegros que, com a intenção clara de desenvolver e melhorar a democracia brasileira, defecaram no palácio, não levaram uma pá, transgredindo a lei divina. A lei brasileira, eles não devem ter transgredido, tendo em conta a benevolência com que foram tratados pelas autoridades.

Mas talvez seja altura de alterar ligeiramente a divisa de Bolsonaro. Agora é defecar em cima de tudo —e Deus assistindo, acima dos tolos.

O episódio revelou também, para orgulho de todos, que o Brasil, quando quer, está ao nível dos Estados Unidos. Na sequência de umas eleições perdidas, os brasileiros também sabem, em nome da legalidade democrática, alegar uma ilegalidade democrática. E, em nome da harmonia e da proteção das instituições, destruir violentamente a sede das instituições.

É cada vez mais evidente que o Brasil atingiu a dimensão dos EUA. Agora, o ex-presidente dos EUA mora nos EUA. O ex-presidente do Brasil também. E até podem dizer que Bolsonaro não tem estatuto para ir a casa de Donald Trump. Mas o que é certo é que ele está em Orlando, muito perto da casa do Pato Donald. A diferença é mínima.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.