Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira
Descrição de chapéu

Seria o PornHub moralmente superior à Bíblia?

O Senhor destrói Sodoma e Gomorra, fazendo chover enxofre e fogo, mas a mulher olha para trás e é transformada em sal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Perdoe, padre, porque pequei. Tenho pensado na mulher de outra pessoa. É a mulher de Ló, sabe? Livro de Gênesis 19. O Senhor destrói Sodoma e Gomorra, fazendo chover enxofre e fogo sobre ambas as cidades. Mas Ló, a sua mulher e as duas filhas escapam. Mas a mulher olha para trás e fica transformada numa estátua de sal.

Tudo é contado num tom bastante lacônico e inexpressivo, como se fosse normal.

Os acontecimentos não perturbam minimamente o narrador, ela olha para trás para ver a chuva de fogo e enxofre e, como é óbvio, converte-se numa estátua de sal. Ninguém se sobressalta, ninguém registra que talvez seja uma ocorrência um pouco insólita, ninguém pergunta "por que sal, Senhor? Tendo em conta os danos causados pela hipertensão, porque não optar por outro tempero, transformando-a numa estátua de canela ou de orégano, estimulando uma alimentação mais saudável, e fazendo com que, de tudo isto, surja ao menos um ponto positivo?"

No desenho, uma estátua de um homem nu com as mãos em elevação à sua frente está de perfil ao leitor. Com a perna direita esticada e a esquerda um pouco dobrada, como quem se apoia nele mesmo, a figura olha para cima, recebendo uma chuva de orégano que se espalha por todo desenho. ESTÁTUA DE ORÉGANO está escrito ocupando o lado esquerdo do leitor e a estátua mesmo está desenhada do lado direito.
Luiza Pannunzio - Luiza Pannunzio/Folhapress

Sei que é possível castigar através do sal porque uma vez a minha avó já era velha e esqueceu-se de que já tinha temperado o arroz e salgou-o duas vezes, e foi difícil comê-lo de modo que ela não percebesse que estava demasiado salgado.

Mas se eu estivesse a fugir do fim do mundo, padre, creio que também olharia por cima do ombro, para espreitar a chuva de fogo e enxofre, que deve ser um espetáculo bonito. Uma espécie de aurora boreal zangada. Não me perdoaria se não fotografasse para pôr no Instagram. Seria assim tão contrário à moral? É a simples contemplação de um fenômeno meteorológico extremo.

Por falar em moral, padre, como o narrador da história se abstém de comentar o que está relatando? Não é apenas a transformação da mulher de Ló em estátua de sal. Depois desse incidente, ele diz que Ló e as duas filhas foram habitar numa caverna, e elas, cuidando que o mundo tinha acabado, embebedaram o pai e deitaram-se com ele e tiveram dois filhos do próprio pai. Mais uma vez, nenhuma surpresa, nenhuma repugnância de quem conta, padre.

Até o PornHub, segundo me confidenciaram amigos, tem a decência de arquivar cenas desse gênero na categoria "Stepdad", ou seja, padrasto, para garantir ao espectador que não está assistindo a um episódio de incesto, donde se conclui que o PornHub é moralmente superior à Bíblia, padre. Como é possível?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.