Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias

Bandeira vermelha no litoral brasileiro

Praias do país registram maior incidência de sujeira dos últimos quatro verões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É incrível a mudança de percepção sobre o litoral no imaginário humano ao longo da história.

A praia era antes um lugar amedrontador, como narra Alain Corbin em “The Lure of the Sea: The Discovery of the Seaside in Western World” (“O Fascínio do Mar: a Descoberta do Litoral no Mundo Ocidental”, em tradução livre). Tornou-se uma atração a partir do século 18 —as elites europeias começavam a ter preocupações com saúde e atividades ao ar livre.

Hoje em dia, o encanto da água salgada ignora fronteiras culturais ou de hemisférios. Prova disso são as imagens de chineses lotando pedaços de areia ou a estreia do surfe como esporte olímpico no Japão, no ano que vem. Poucos hábitos são tão universais quanto aproveitar a praia.

Praia de Itaquanduba, em Ilhabela (SP) - Eduardo Anizelli/ Folhapress

Não sem motivo, a pressão sobre o litoral é brutal. Dos habitantes do mundo, 39% vivem a menos de 100 quilômetros da costa. Além disso, existe o efeito do aquecimento global: praias de areia natural de todos os cantos vão desaparecendo aos poucos, encurtadas pela elevação do nível do mar.  

País com a 16ª maior costa do mundo, o Brasil detém 7.491 quilômetros de litoral. Há quatro verões, a Folha procura retratar a qualidade da água nas praias brasileiras, tabulando os dados disponíveis.

Em nenhum ano a incidência de sujeira foi tão alta como neste: 35% dos locais de análise classificados como ruins ou péssimos. Nas cidades consideradas mais turísticas, 42% dos pontos foram reprovados. Ilhabela, cidade com uma das maiores rendas per capita do país, teve, pela primeira vez, nenhum lugar classificado como bom.

A importância decisiva do litoral para o futuro do planeta é assunto que vai encontrando ouvidos cada vez mais moucos, como se pode notar aqui e acolá. Talvez funcione melhor, nesse caso, o apelo a um egoísmo mais rasteiro. Quando a praia do feriado não estiver mais aquela uva toda, quem sabe a curva da sujeira pare de subir.
 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.