Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias

Enfim uma ofensiva real contra as fake news

Movimento com diferentes frentes em escala inédita é bem-vindo, mas carrega problemas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O esgoto das fake news enfim ganhou a atenção devida. Neste mês, abriram-se diferentes frentes para combater as mentiras na rede, em ataque descoordenado e de escala inédita. O movimento é ótimo —e problemático.

No Brasil, o principal lance veio do inquérito pilotado por Alexandre de Moraes no STF. A investigação tem raízes questionáveis, mas mira agora um alvo real: a rede que fomenta mentiras em favor do bolsonarismo.

As ações desse ninho foram expostas pela Folha em 2018. Não foi suficiente para que a Justiça Eleitoral investigasse de verdade.

A ofensiva do STF corrige parcialmente a lacuna. Mas não o faz sem atropelos. Um exemplo é o do ex-deputado Roberto Jefferson. Se ele comete crimes ao se expressar, deve ser julgado por isso. Bloquear suas redes não passa de censura. Esse mesmo inquérito, vale lembrar, censurou a revista Crusoé por publicar uma decisão judicial. Os conceitos de fake news no STF são preocupantes.

No Congresso, o buzz está no projeto dos deputados Tabata Amaral e Felipe Rigoni. É um caminho equivocado. Abre espaço para classificar de desinformação reportagem que deixe alguém em maus lençóis. Tenta balizar o que fazem verificadores de fatos. Determina até as configurações iniciais dos aplicativos de mensagens.

Nos EUA, o Twitter confrontou pela primeira vez Donald Trump, que reagiu prometendo regular ou fechar as redes sociais. Obviamente não sairá coisa boa. Originado também lá, o movimento Sleeping Giants colocou a pressão sobre os anunciantes. A ação, que chegou ao Brasil, é bem-vinda —e confortável para quem vive de publicidade programática.

Os interesses das plataformas, por sinal, saem guarnecidos nos movimentos acima (excetuada a torpeza de Trump). Isso nem sempre fica claro, pois as big techs já cooptaram para seu ecossistema, inclusive financeiramente, muitos dos protagonistas do debate. Sem mexer em pilares dessas empresas, o combate às fake news continuará inglório.

Policia Federal em operação de busca e apreensão na casa do blogueiro Allan dos Santos - Mateus Bonomi/AGIF

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.