Rodrigo Tavares

Professor catedrático convidado na NOVA School of Business and Economics, em Portugal. Nomeado Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial, em 2017

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rodrigo Tavares
Descrição de chapéu jornalismo

A The Economist errou, ainda que tenha razão

Tom inflamatório de reportagem, com incorreções, apunhalou o mercado global ESG

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para os hesitantes, os críticos, os decepcionados ou os desconhecedores, a reportagem especial da revista The Economist da semana passada foi uma certidão de óbito das práticas ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança). Tanto o título de capa ("ESG: três letras que não vão salvar o planeta") quanto o tom duro da reportagem ("ESG é profundamente falho") geraram aflição no mercado. Para quem aplica estas práticas: será que erramos? Para quem estava pensando aplicar: se a The Economist é crítica, então deveremos abrandar o nosso entusiasmo.

Durante a semana as mensagens pingaram como torneira mal fechada. Concordo ou discordo? O que aconteceu? Li as 11 páginas sem espírito sindicalista, para, logo à partida, concordar com críticas validíssimas ao mercado ESG.

Capa da edição de 23 de julho da The Economist traz a frase: "ESG: Three letters that won't save the planet", em inglês. A imagem é de uma folha com as letras ESG sendo recortada, separando o E das outras letras.
Capa da edição de 23 de julho da The Economist traz a frase: "ESG: Três letras que não salvarão o planeta" - @TheEconomist no Twitter

Falta uniformidade em práticas, mensurações e conceitos, o que torna impossível sabermos qual é o volume de ativos sob gestão que incorpora práticas ESG, possibilita que cada gestora crie as suas próprias regras como se fosse o "Oeste Selvagem" com Paul Newman, e facilita que ESG se torne uma ferramenta de marketing.

Destaca também que a relação causal entre sustentabilidade e performance financeira não é uma inevitabilidade e que as agências de rating ESG apresentam falta de confiabilidade, comparabilidade e transparência. Somando-se às críticas da Organização Internacional das Comissões de Valores (Iosco), solta o seu espanto com agências que combinam serviços de consultoria com o fornecimento de dados ESG, em claro conflito de interesses.

Todas estas críticas foram expressas inúmeras vezes, por inúmeras pessoas, incluindo repetitivamente por esta coluna.

Mas a reportagem apresenta, a meu ver, quatro incorreções.

Em primeiro lugar, existe facciosismo na coleta de dados e na exposição das críticas. Há um tom sentenciador e evangelizador. A reportagem não ouve, de forma equilibrada, tanto os censuradores quanto os padroeiros da causa para permitir que o leitor forme julgamentos. Apresenta-se um único preceito e recolhem-se apenas os depoimentos e artigos acadêmicos que o possam consubstanciar, sem contraditório.

Por exemplo: duvida da performance financeira de fundos ESG e cita dois artigos acadêmicos, mas negligencia centenas de outros estudos econométricos que conseguem provar correlações positivas entre sustentabilidade e rentabilidade. Este é um tema sensível que requer ponderação e racionalidade, não messianismo a favor ou contra.

Argumenta que as gestoras repaginam de ESG os seus fundos para poderem cobrar taxas de administração mais rechonchudas. O exemplo que é dado são ETFs ESG, com comissões de gestão cerca de 50% mais altas do que ETFs não ESG. Mas esta prática não é generalizada em todas as classes de ativos. A vasta maioria das gestoras que integram ESG em equities, renda fixa ou em mercados privados não cobra mais por isso. Se o fizessem, seriam vistas com cepticismo pelo mercado. E se existem muitas gestoras que maquiam práticas ESG para iludir clientes, muitas outras fazem um trabalho sério.

Cita também um estudo acadêmico para ilustrar que a prática de desinvestimentos –quando um investidor vende as suas participações em empresas com externalidades negativas (por exemplo, tabaco, armamento ou petróleo)– é financeiramente irrelevante e não aumenta o custo de capital das empresas desinvestidas. Mas vários outros estudos demonstram o inverso. Ironicamente, um deles da própria The Economist, de junho de 2015, que provou que, durante o apartheid na década de 1980, o custo de capital de empresas sul-africanas desinvestidas subiu.

Além disso, a reportagem aponta o dedo em riste às cavidades no mercado ESG, mas omite todas as iniciativas que o mercado está desenvolvendo para as preencher. Reage com fúria à falta de regulamentação adequada, mas não dá voz a todas as iniciativas que estão sendo desenvolvidas nos EUA, Reino Unido, União Europeia, China ou Emirados Árabes.

É como matar uma criança por não ser adulta. Não é intelectualmente respeitável criticar a indústria ESG como um todo quando as suas práticas ainda estão em formação ou consolidação. Podemos criticar a lentidão com o que o mercado está criando uma infraestrutura de apoio para servir de andaime ao mercado ESG, podemos criticar como a ainda textura elástica de ESG está facilitando o espertismo corporativo, mas ainda é cedo para fuzilarmos ESG como uma viável ferramenta de geração de valor financeiro, social e ambiental.

O repórter e os vários editores da matéria também deveriam ter parado mais vezes para respirar. A The Economist é a revista mais influente no mercado corporativo e o tom condenatório das manchetes tem potencial para sugestionar comportamentos. Mas lá dentro do longo texto encontram-se pequenas contradições com o perfil inflamatório dos títulos e das linhas finas. Afinal de contas, ESG, diz o autor, até pode ser positivo. "Se os investidores investirem com horizontes de longo prazo, faz sentido adotarem mecanismos de gerenciamento de risco para rastrearem empresas no que respeita a problemas como mudanças climáticas, danos regulatórios ou reputacionais." No final, escreve-se "os investimentos sustentáveis não desaparecerão". O problema é que a maioria dos que passaram a citar a matéria da The Economist não leram integralmente o texto.

A solução final apresentada –as práticas ESG deveriam se concentrar apenas em temas ambientais (o E) e na contabilidade das emissões– também é reducionista. ESG tornou-se exageradamente complexo, mas a solução não é torná-lo exageradamente simplista. As mudanças climáticas não são um tema exclusivamente ambiental porque têm potencial de afetar dezenas de fatores sociais, como a desigualdade social. E será que deveremos sacrificar dezenas de anos de conhecimento acumulado sobre os impactos da governança corporativa no desempenho financeiro de uma empresa simplesmente porque a revista acha que "a arte da gestão de uma empresa, ou G, é sutil demais para ser capturada pelo mero cumprimento de requisitos".

Contrariamente ao histórico da The Economist, esta reportagem especial é assinada: Henry Tricks. O jornalista da casa também é palestrante profissional e, no site da agência que o representa, ele é apresentado da seguinte forma:

"Henry se tornou um palestrante muito procurado por empresas que investem em ESG. As questões Ambientais, Sociais e de Governança corporativa são imperativas para o sucesso dos negócios à prova de futuro, pois a importância da responsabilidade para as corporações é primordial. Apoiando-se a sua experiência, tendo escrito sobre este tema ao ritmo em que ele foi progredindo, Henry é demandado por seu conhecimento comprovado na área."

O Henry jornalista e o Henry palestrante não são compatíveis. Qual sobreviverá?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.