Ronaldo Lemos

Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ronaldo Lemos

Tendências de tecnologia para 2019

Toda empresa terá de começar a se preparar para a inteligência artificial

O que esperar da tecnologia em 2019? Primeiro, a concretização da inteligência artificial no cotidiano e nos negócios. Toda empresa terá de começar a se preparar para esse novo paradigma, que muda tudo. 

A inteligência artificial estará presente em serviços digitais, por exemplo, ajudando a autocompletar nossos emails, sugerindo produtos e serviços, tornando mais eficientes as plataformas de economia do compartilhamento e assim por diante.

Outra tendência para 2019 são as interfaces de voz. A internet vai ser cada vez mais acessada com base na conversa. Não por acaso, toda a nova geração de startups selecionada pelo Google Campus em São Paulo em 2019 é focada no desenvolvimento de aplicações de voz.

0
Aplicativo chinês WeChat - Petar Kujundzic/Reuters

A visão é que as pessoas vão usar a voz para acessar seus dispositivos. E, com isso, fazer compras, pesquisar, enviar mensagens, selecionar músicas e assim por diante. Estamos caminhando para um mundo em que cedo ou tarde será estranho chegar em casa e não haver um dispositivo de voz pronto para atender nossos comandos.

Outro campo importante em 2019 será o debate sobre identidades digitais, no mundo todo e no Brasil. Após uma grande mobilização (da qual este colunista participou), parece ter caído a ficha de que não dá para enfrentar a burocracia no Brasil sem mudar o sistema de identificação do país, que é caótico. 

Viver com RG, CPF, carteira de trabalho, cartão do SUS, registro profissional, carteira de motorista e assim por diante é uma insanidade em tempos digitais.

É preciso criar uma identidade digital única, que, por sua vez, assimile todos os documentos existentes e funcione como um login universal do cidadão para todo e qualquer serviço governamental. 

Esse será o último documento que o cidadão terá de fazer pessoalmente na vida. A partir daí ele nunca mais precisará ir pessoalmente a um órgão público quando precisar do Estado, podendo fazer tudo digitalmente. Se isso acontecer, poderá revolucionar a administração pública no país.

Além disso, 2019 é também o ano da privacidade de dados. O país aprovou em agosto de 2018 a Lei Geral de Proteção de Dados. Todas as empresas terão de se adaptar com relação às novas exigências (dica: elas são muitas e complexas, vale começar logo).

O ano termina com um medida provisória do governo Temer quer criou, na semana passada, uma Agência Nacional de Proteção de Dados sem nenhuma independência, vinculada à Presidência da República. 
Em 2019, o novo governo e o Congresso irão analisar essa decisão. Há grandes possibilidades de haver mudanças na estrutura da agência recém-criada.

Por fim, debates importantes continuarão ao longo do ano: fake news, criptografia, blockchain e moedas virtuais, limites para perfis falsos e uso de poder computacional para manipulação pública, e assim por diante. 

Outro tema crucial será o despontar das empresas chinesas, que chegam cada vez mais perto de conquistar público relevante no Ocidente. Empresas hoje ainda pouco conhecidas no Brasil, como TikTok, WeChat, AliPay, vão se tornar cada vez mais conhecidas entre nós em 2019.

Feliz ano novo, Happy New Year, 新年快乐!

 

Já era Ecommerce

Já é Mcommerce (mobile)

Já vem Vcommerce (voz)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.