Ronaldo Lemos

Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ronaldo Lemos
Descrição de chapéu Folhajus tecnologia

SXSW, no Texas, terá recorde de brasileiros

País mandará a maior delegação internacional para o festival, em Austin

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cidade de Austin, no Texas, começa a receber nesta semana uma verdadeira multidão para o festival SXSW (South by Southwest). Dentre os visitantes e palestrantes, muitos serão brasileiros. O país deve bater seu recorde de participação neste ano. Para ter ideia da influência do evento no setor criativo do nosso país, há agora até um patrocinador brasileiro, com direito a nome na primeira página e tudo.

O SXSW nasceu em 1986. Nessa época, Ronald Reagan era presidente dos EUA, e o Muro de Berlim estava de pé. Um grupo de amigos olhou para a cidade de Austin e decidiu que a cena cultural de lá não deixava a dever a nenhuma outra cidade global. Decidiram criar então o festival, na época focado em música. O componente de tecnologia, filme e design seria adicionado depois. A maluquice deu certo, e 700 gatos pingados apareceram na cidade para conferir shows como o da banda de psychobilly Reverend Horton Heat.

Jovem usa dispositivo de realidade virtual no SXSW 2022, em Austin, Texas - Montinique Monroe - 14.mar.2022/Reuters

De lá para cá o festival explodiu, acontecendo todos os anos. Em 2018, foram 161 mil pessoas na cidade. O crescimento gerou conflitos com as comunidades locais, mas de modo geral o festival é bem recebido. Afinal, traz receitas na casa dos US$ 350 milhões para Austin a cada edição. Só a título de comparação, o Superbowl, quando foi realizado em Houston, gerou US$ 347 milhões.

O SXSW tornou-se o ponto de encontro da comunidade criativa global. Grandes lançamentos de tecnologia acontecem lá, bem como shows ou lançamento de filmes e séries. O evento acaba pautando várias conversas que vão se desdobrar ao longo do ano.

Muitos brasileiros vão palestrar no evento neste ano. Por exemplo, Andre Stein vai apresentar o projeto de carro voador brasileiro, desenvolvido por uma empresa criada pela Embraer. Anielle Franco e Edu Lyra vão falar de questões políticas e sociais. Nathalia Arcuri e Carla Tieppo falam de finanças e neurociência, respectivamente. Este colunista falará de liberdade de expressão na internet.

O lema da cidade é: "Mantenha Austin estranha". O SXSW é uma das forças que fazem isso. Vale notar que a diretora de parcerias do festival é Tracy Mann, que é brasilianista. Tracy é nova-iorquina, mas morou na Bahia na década de 1970, fala português fluente e tem alma tropicalista. Não foi por acaso que o Brasil se tornou a maior delegação internacional do festival. É diretamente por causa do olhar e do trabalho atento dela.

Outro símbolo da boa estranheza de Austin é Nick Gray. Nick está lançando seu primeiro livro, chamado "Como Fazer Amigos". Ele ocasionalmente é citado aqui na coluna como inspiração. Nick ficou milionário criando uma empresa de tecnologia para museus e desde então se mudou para Austin. Durante o SXSW ele vai buscar pessoas e influenciadores pessoalmente no aeroporto com seu carro elétrico Tesla e levá-las para o centro da cidade. Em troca, a pessoa tira uma selfie com o livro dele (que, aliás, merecia ser lançado logo no Brasil).

Quem quiser tentar pegar uma carona no seu carro pode mandar mensagem para ele no Twitter. Essa é a encarnação do espírito de Austin (e do SXSW).

Reader

Já era Achar que festivais, para serem grandes, precisam ser só de música
Já é Festivais de música e tecnologia, como o SXSW
Já vem Esperança de que o Brasil crie uma versão local de um SXSW, de preferência em Minas Gerais

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.