Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro
Descrição de chapéu

Artistas fantasmas

O que você está ouvindo pode ser apenas um playback

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quincy Jones chega a premiação de música em Beverly Hills, na Califórnia
Quincy Jones, que recentemente disse que nunca ouviu pior baixista que Paul McCartney - Robyn Beck - 9.fev.13/AFP

Nunca foi segredo. As gravadoras sempre recorreram a músicos profissionais para tocar pelos grandes astros que, apesar da fama, não eram tão bons em seus instrumentos quanto seus fãs pensavam —e, pela simples audição do disco, era impossível dizer quem estava tocando. Nos shows ao vivo, misturava-se o playback das gravações à música do palco e, em meio ao tumulto dessas apresentações, ninguém ficava sabendo.

O caso clássico é o da banda Gary Lewis and  the  Playboys, em 1965. Nenhum dos meninos tocava nada, mas Gary, 18, era filho de Jerry Lewis, no auge de seu poder. Alguém lhes deu uma tênue linha melódica e um arranjador fez dela uma musiquinha básica, "This Diamond Ring". O selo Liberty os chamou e eles foram para o estúdio com suas guitarras, mas só para sair na foto. Na verdade, quem gravou foram músicos contratados. Até a voz de Gary foi mixada à de um cantor de verdade.

"This Diamond Ring" chegou ao número um nas paradas e Gary foi eleito "vocalista de 1965", batendo Sinatra e Elvis. Durante meses, eles correram os EUA em turnês de arromba, fazendo mímica para os playbacks. Mas a farsa se revelou no programa de TV de Ed  Sullivan, porque Sullivan não permitia playbacks. Por sorte, Gary foi convocado pelo Exército, mandado para a Coreia, e ganhou a desculpa de que sua banda teria de se limitar aos discos. Quando voltou, já havia outros em seu lugar.

Há dias, num acesso de sincericídio, Quincy Jones disse que nunca ouviu pior baixista que Paul McCartney e que Ringo Starr, como baterista, "não vou nem falar". Segundo ele, em certas passagens dos discos dos Beatles, quem desempenhava eram músicos de estúdio.

Os Beatles, a esta altura, estão acima de qualquer revelação ou denúncia. Mas, se isso acontecia com eles naquele tempo, imagine o resto do mundo pop —hoje.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.