Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro
Descrição de chapéu

Meu vizinho Godard

Uma descoberta com 51 anos de atraso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jean-Luc Godard em ação, em Paris
Jean-Luc Godard em ação, em Paris - Reprodução

Em julho de 1967, nas águas de um prêmio literário para universitários, vi-me no aeroporto de Orly, em Paris, com uma mala de couro na mão e os filmes da Nouvelle Vague na cabeça —que eu assistia no Paissandu e em outros cinemas do Rio. Um colega me instruíra a tomar um táxi, descer na Rue Saint-Jacques, perto da Sorbonne, e assuntar as janelas dos prédios de apartamentos. Numa delas eu leria um aviso de vaga para alugar. Fiz isto e deu certo. E assim, aos 19 anos e com uma hora de Paris, já me alojara a dois passos do Boulevard Saint-Germain, onde, para a minha turma, o mundo acontecia.

Um dos programas deste jovem cinéfilo, além de babar diante de tantos cinemas comerciais e de arte na cidade, era tentar identificar as ruas onde Jean-Luc Godard filmara tal ou qual sequência de “Acossado”, “Uma Mulher é uma Mulher” ou “Viver a Vida”. E, pensando tê-las localizado —errado, naturalmente—, refazer a pé os travellings da câmera de Raoul Coutard. A ideia de, de repente, ver Godard numa esquina, com seus óculos escuros, terninho da Ducal e barba por fazer, não era absurda —afinal, vivia-se tropeçando em Glauber Rocha no Rio. 

É claro que, em um mês de andanças por Paris, não vi nem sombra de Godard. E só agora, 51 anos depois, descubro que isso teria sido facílimo. Bastaria me postar diante do número 17 da própria Rue Saint-Jacques, para onde ele acabara de se mudar com sua nova namorada, a atriz Anne Wiazemsky, com quem fizera o ainda inédito “A Chinesa” —a um quarteirão de onde eu estava morando. Eu era vizinho de Godard e não sabia!

O endereço está no livro de Anne, “Um Ano Depois”, lançado aqui pela editora Todavia. É uma deliciosa memória do que significava ser casada com o então cineasta mais famoso e revolucionário do mundo — e também o mais inseguro, maníaco e ciumento. 

Hoje, eu preferiria ter conhecido Anne Wiazemsky.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.