Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Condena-me por me traíres

Rádio MEC-AM, que Roquette-Pinto doou ao Brasil em 1936, pode ser fechada por fazer parte da EBC

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Edgard Roquette-Pinto, nos anos 1940, ao microfone da Rádio Ministério da Educação, futura MEC-AM
Edgard Roquette-Pinto, nos anos 1940, ao microfone da Rádio Ministério da Educação, futura MEC-AM - Reprodução

Em 1936, Edgard Roquette-Pinto perguntou a Gustavo Capanema, ministro da Educação de Getulio Vargas, se o ministério se interessaria pela Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira do Brasil, fundada por ele em 1923. A oferta incluía instalações, equipamento, biblioteca, discoteca, instrumentos musicais, partituras, arquivo, móveis e, claro, a estação transmissora, em perfeito funcionamento, com as ondas médias e curtas, e locutores e técnicos com 13 anos de experiência. Tudo isso sem dívidas ou ônus para a União e até com dinheiro em caixa. Única condição: a de que a rádio ficasse fiel à sua missão cultural e educativa, sem vínculos comerciais, políticos ou religiosos.

Capanema respondeu que o presidente aceitava e agradecia, mas sugeria que a doação fosse feita ao Departamento de Propaganda e Difusão Cultural. Ao ouvir isto, Roquette recuou. Parecia adivinhar que, em menos de um ano, esse departamento se tornaria o órgão de censura e propaganda de Getulio. Reafirmou a Capanema que a doação só seria feita ao ministério, não ao governo. Capanema entendeu e garantiu que a proposta estava aceita, sem discussão. E, assim, a Rádio Sociedade se tornou a Rádio Ministério da Educação —futura MEC-AM.

Roquette continuou a dirigi-la até 1943, garantindo a fidelidade aos seus propósitos. Mas, depois dele, a emissora atravessou 20 governos e 40 diretores. Quase todos, civis ou militares, tentaram trair o acordo  com Roquette. Alguns conseguiram. 

Fernando Henrique fez o que nem Getulio ousou: tirou a rádio do MEC e plantou-a num órgão de propaganda de seu governo. Lula gostou da ideia e criou a EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), que aparelhou de alto a baixo, para abrigá-la e à TV Educativa do Rio. Vem agora Bolsonaro e quer fechar a “TV do Lula” —a EBC—, com tudo que há dentro. 

Inclusive a heroica e infeliz MEC-AM, que não pediu e não tem culpa de fazer parte dela.

Primeiras instalações, em 1923, da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, depois Ministério da Educação e, finalmente, MEC-AM
Primeiras instalações, em 1923, da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, depois Ministério da Educação e, finalmente, MEC-AM - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.