Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Uber com tornozeleira

A perna da calça do motorista se levantou, deixando à mostra um objeto preso à sua canela

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De carona com amigos, vi-me outro dia a bordo de um veículo que não costumo frequentar: um Uber. Sou passageiro de táxis e, nas poucas vezes em que adentrei um Uber, algo aconteceu. Ou tive de abandoná-lo porque o motorista não sabia o caminho —e também não sabia decifrar o GPS—, ou ele cometeu uma barbeiragem que me fez achar mais prudente descer. Além disso, as jamantas pretas e de vidros escuros que constituem a frota do Uber me lembram carros funerários. E seus motoristas, com aqueles ternos mortuários, parecem papa-defuntos.

Por estar sentado no banco do carona, não pude deixar de observar quando, numa manobra mais brusca do motorista com os pedais, a perna direita de sua calça se levantou deixando à mostra um objeto preto, de plástico, preso por uma alça à sua canela —uma tornozeleira eletrônica. O objeto estava sobre a pele, com a meia arregaçada. Ele se viu exposto e tentou ajeitar a calça. 

Fiz-me de bobo. Se o sujeito estava de tornozeleira devia ser um condenado a regime semiaberto. Ou podia estar solto temporariamente, por falta de vaga nos presídios. Nos dois casos, era alguém que tinha seus deslocamentos monitorados e enviados para uma central. Fiquei me perguntando qual seria o seu crime —corrupção passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha? Ou algum dos mais tradicionais, como latrocínio, estupro, pedofilia?

Já o imaginei encostando o carro às 18 horas e rumando para a prisão, com seu pijama, escova de dentes e toalha, para passar a noite. E, no dia seguinte, saindo e retomando o Uber para nos transportar.
Graças à liberalidade do prefeito Marcelo Crivella, há 250 mil Ubers no Rio —muitos em mãos de qualquer um— contra apenas 32 mil táxis amarelinhos dirigidos por motoristas experientes e legalizados. Absurdo? Não. É normal. É só mais uma medida de Crivella contra a cidade que ele detesta governar.

Passageiro usa aplicativo da Uber em espaço destinado a táxis - Simon Dawson/Reuters

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.